Lançamento obra Poesia POEMAS Cor-de-Rosa e Outras Reconquistas de GONÇALVES GONGA | CCP Luanda 02/10

DO TEXTO: “Poemas Cor-de-Rosa e outras Reconquistas” do Poeta Gonçalves Gonga.

CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS           
Promoção de Jovens Escritores, lançamento de Primeira Obra Literária

“POEMAS COR-DE-ROSA E OUTRAS RECONQUISTAS” 
de
Gonçalves Gonga

No dia 2 de Outubro de 2019 (4ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), será lançada a obra de poesia “Poemas Cor-de-Rosa e outras Reconquistas” do Poeta Gonçalves Gonga

SOBRE A OBRA 
Segundo Lourenço Quimbungo, que fez o prefácio da obra, “Poemas Cor-de-Rosa e outras Reconquistas” representa “a matriz do pensamento de Gonçalves Gonga, um aventureiro na arte de decompor a gramática para  mostrar o papel pintado com o seu cérebro. É um  rascunho do seu pensamento, obedecendo às suas vozes interiores, resultado das suas vivências (…). Cor de Rosa representa o romantismo, a ternura, as emoções, os afectos da compreensão e  do companheirismo (…). Olhando para um planeta sem cor, repleto de ódio, vingança e tortura, física e espiritual, Gonçalves Gonga profetiza o desejo de que “O Planeta será cor-se-rosa sem rancor/ Alcançar a felicidade é o meu sonho”.

A vida não é só a combinação de passos perfeitos, no entanto, vislumbramos uma ponte quebrada no coração do carpinteiro desta obra, rogando favores, prometendo aromas eternamente agradáveis e sabores paradisíacos (…). Sintetizando,  Poemas Cor-de-Rosa e outras Reconquistas” é o caderno privado, onde encontramos embrulhadas todas as loucuras sentimentais de Gonçalves Gonga. Promessas de amor, decepções amorosas, traições, saudades do amor perdido e versos reconquistando a mulher amada. É o livro de um peregrino na arte de afiar palavra”. 

Orbe de Cores

No meu azul e branco
Gizei os teus lábios de cores
No planeta verde apinhado de sabores

As cores falam de ti no universo do arco-íris
Nas madrugadas a cor preta oscula o vermelho
Ao enegrecer a cor rosa é a cantora
E o amarelo DJ santo!
(….)

SOBRE O AUTOR 
Dominitchiy é o pseudónimo de Gonçalves Gonga. Um jovem visionário , declamador, Designer Gráfico, aprendiz de Web Designer, que sonha um dia ser Poeta.
Gonçalves Gonga nasceu em Malange, na década 90 do século passado. É fundador do Projecto Ecos D’Arte que, desde 2016, tem vindo a apoiar jovens artistas. Tem textos publicados na Revista portuguesa Logos da Fénix  e na Antologia da mesma Revista. É membro executivo do Movimento Literário Juvenil Lev’Arte. É membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas do Brasil. É coordenador da Antologia “Tintas d’Alma”,  com 36 colaboradores, que visa dar a conhecer escritores anónimos da literatura lusófona, particularmente, brasileira e moçambicana.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários