Dia Mundial do Sorriso: descubra procedimentos estéticos para alcançar o sorriso perfeito

DO TEXTO:

4 de outubro é dia Mundial do Sorriso e, por isso, a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance explica como o ácido hialurônico, a toxina botulínica e até mesmo as cirurgias podem ajudar a melhorar a anatomia de seu sorriso.

São Paulo – 30/09/2019 - Dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial Sorriso, um gesto que é um cartão de visitas do rosto. Não é à toa que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a busca por procedimentos estéticos dentários cresceu 300% nos últimos anos. Mas, diferente do que muitos pensam, a cor, conquistada através do clareamento, e o alinhamento perfeito da dentição, feito pelo uso de aparelhos ortodônticos são apenas alguns dos requisitos para se ter um sorriso ideal. “Para alcançar um sorriso bonito, a primeira consideração é ver a anatomia do sorriso, que não é composta apenas pelo tamanho, a forma, a posição e a cor dos dentes, mas também pela proporção entre o sorriso e os elementos que o emolduram e sua harmonia com as outras estruturas da face”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Por exemplo, um elemento fundamental na composição do sorriso são os lábios, que funcionam como uma moldura das arcadas dentárias. Para um sorriso bonito, o ideal é que o lábio superior seja até 50% menor do que o lábio inferior. “Em casos em que há desproporção entre os lábios podemos utilizar da combinação entre preenchedores injetáveis e toxina botulínica para modular o quanto do vermelhão do lábio aparece, sempre seguindo o conceito de que menos é mais para jamais deixar uma boca extremamente artificial. Em muitos casos, apenas o uso de preenchimento é o suficiente. Porém, em casos mais graves, em que o preenchimento e a toxina botulínica não são capazes de resolver, utilizamos técnicas cirúrgicas para alongar ou encurtar a parte superior dos lábios”, afirma a médica.

Segundo a especialista, para um sorriso harmônico, a quantidade de dente exposta durante o ato também é fundamental. Logo, se a parte acima da boca que vai do nariz até a borda do lábio for muito longa teremos pouca exposição da arcada dentária. Nestes casos, algumas técnicas cirúrgicas permitem que encurtemos esta área. “Se ocorrer o contrário e esta parte superior a boca for muito curta, teremos o chamado sorriso gengival, quando há muita exposição da arcada superior e, além do dente, a gengiva também aparece. Para melhorar o sorriso gengival, podemos utilizar da toxina botulínica para paralisar o músculo responsável por elevar o lábio ou então do preenchimento com ácido hialurônico, já que a substância tem a capacidade de modular a contração muscular, diminuindo-a e, consequentemente, alongando um pouco o lábio superior”, completa.

Em casos muito avançados, onde o terço médio da face, que compreende dos olhos até a arcada dentária superior, é muito longo e o sorriso gengival é muito acentuado pode ser realizada uma cirurgia ortognática, procedimento que possibilita o encurtamento do terço médio e a correção da harmonia facial. “Em todos os casos, o mais importante é que você consulte um médico especializado. Apenas ele poderá avaliar quais os elementos que precisam se alterados na composição de seu sorriso e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

Fonte: Dra. Beatriz Lassance - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários