ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/11/2019

Dia da Beleza no Instituto de Apoio ao Refugiado - Adus


Por: Tâmara Oliveira Santana
Crédito Fotos: Bianca Sakai 

No último dia 10/08/19 massagistas, manicures/pedicures, barbeiro, tatuadora, trançadeiras e outros profissionais ligados a área da beleza de diferentes nacionalidades se dividiram no espaço de  recreação do Instituto de Apoio ao Refugiado - Adus tornando o local  em um delicioso e acessível “spa”.

Refugiados e imigrantes dos mais diversos países mostraram suas forças de trabalho oferecendo serviços à comunidade paulistana. Entre estes cita-se o barbeiro da Nigéria Jesse Okolo há quatro anos no Brasil e pela primeira vez participante de um evento em que refugiados e imigrantes de diferentes nações dividiam um único espaço em prol do mesmo objetivo. “Iniciativa como essa é importante para confirmar que nós imigrantes e refugiados temos também muito a acrescentarmos na sociedade brasileira”, alerta Jesse.

Mais de trezentas pessoas de várias faixas etárias prestigiaram e lançaram mãos dos cuidados de beleza oferecidos ao longo do dia. No espaço podia-se conferir a alegria de uma adolescente ao ver o resultado de suas tranças nos cabelos feitas com todo carinho pela trançadeira de Camarões, assim como a senhora de 80 anos que alegremente adquiria o creme de beleza da linha de cosméticos orgânicos da colombiana Tatiana Figueroa . “Atividades assim deveriam ser mais comuns em São Paulo, essa é uma forma da gente conhecer os refugiados que chegam em nosso País, adorei a experiência”, sugere a aposentada Barbará Costa. “Além de mais bonita vou sair daqui com mais conhecimento, pois tive aula de história de um monte de países, é o mapa-múndi em um lugar só“, diverte-se a aposentada mostrando suas unhas pintadas pela manicure Rachelle Louis do Haiti, “exibindo” a tatuagem de henna feita pela tatuadora do Sudão, e já na lista de espera para entregar-se às mãos do massagista cubano, Ulicer Ramirez. 

O dia da Beleza, surgiu após uma reunião de voluntários do Adus onde a coordenadora do atendimento, Laura Lopes comentou a necessidade em unir mais os voluntários da instituição, foi então que Gláucia, SuzyTâmara, Vitória (Atendimento), Thiago e Carol (Trabalho e Renda) resolveram fazer o Dia da Beleza, onde os refugiados e imigrantes atendidos no Adus pudessem oferecer seus serviços aos voluntários do Instituto, porém, com a qualidade e alta especialização dos profissionais envolvidos, os organizadores/voluntários decidiram ampliar o público, oferecendo o evento para a comunidade paulistana.

O empenho dos organizadores com a empolgação e competência dos profissionais, chamaram  a atenção da produção da emissora Globo, que enviou uma equipe e transmitiu ao vivo o Dia da Beleza no jornal local SPTV.

O acontecimento foi “regado” ao som de muita música do cantor e compositor do Tongo, Tyno Val e contou com a oficina de dança da congolesa Prudence Kalambay uma das personagens de abertura da novela das seis da Rede Globo, Órfãos da Terra.

Um brinde aos refugiados e imigrantes no Brasil: Filhos da TERRA!

                Com toda delicadeza a tatuadora do Sudão desenha mais uma "obra de arte"


 A cliente mais que satisfeita da designer de sobrancelhas e manicure do Haiti, Rachelle


Gláucia, uma das organizadoras voluntárias do Dia da Beleza com Prudence 
que deu uma aula de dança congolesa aos presentes

À procura de cosméticos orgânicos? 
Acaba de encontrar no stand da sorridente colombiana Tatiana

Thiago, um dos organizadores voluntário do Dia da Beleza 
entrega-se aos cuidados do barbeiro nigeriano, Jesse

1 comentário:

  1. Nobre colega Tâmara,

    Parabéns ao Instituto de Apoio ao Refugiado - Adus e ao seu corpo de voluntários por essa iniciativa. Aos participantes estrangeiros os nossos encômios por proporcionar as pessoas presentes, através da sua força de trabalho o resultado das suas habilidades na arte do embelezamento.

    A nossa homenagem especial vai para a redatora do Splish Splash pelo seu engajamento nesse lindo projeto e por essa força e energia.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar