ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/17/2019

Suplementação à base de magnésio: benefícios e indicações


Mineral envolvido em mais de 300 reações bioquímicas, o magnésio atua como cofator enzimático para diversos processos, sobretudo, aqueles relacionados ao metabolismo energético e síntese de neurotransmissores, podendo estar associado ou não a outros componentes.
               
A deficiência de magnésio pode se instalar mais facilmente no envelhecimento, fase em que ocorre a perda acentuada de massa óssea, principal local de armazenamento desse mineral no organismo. Além disso, o consumo de alimentos processados, em detrimento de alimentos integrais e hortaliças verde-escuras também contribui para o agravamento da deficiência. Indivíduos hipertensos, por sua vez, apresentam risco elevado de mortalidade por doença cardiovascular. Nesse sentido, a literatura sugere que a suplementação com magnésio ajuda a diminuir a pressão arterial, agindo como antagonista do cálcio muscular e estimulando o efeito vasorelaxante.

Gröber et al. (2015) enfatizaram a importância do micronutriente, que atua como cofator enzimático, na síntese de DNA e RNA, na regulação do tônus muscular, na excitabilidade cardíaca e na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, por exemplo. Em metanálise de Kass et al. (2012), a influência da suplementação com magnésio na pressão arterial apontou que os efeitos cresceram à medida que a dose de suplementação aumentou. Em estudo de Andrade et al. (2018), os autores apontam que a deficiência de magnésio impactou negativamente na função cognitiva, na diminuição da atenção, no retardo mental e em problemas de fala. Quando associado a taurina, um aminoácido abundante no sistema nervoso, o magnésio taurato contribui tanto para a função cardiovascular, quanto para proteção e formação neuronal.

Quando complexado à molécula de ácido málico, o magnésio dimalato é capaz de auxiliar na síntese de proteínas e estimular o transporte energético pelo corpo. Além disso, auxilia na saúde cardiovascular, na redução dos sintomas na fibromialgia e para o equilíbrio da absorção de potássio. A Naiak possui em sua linha de produtos, os benefícios do magnésio complexado. Tauromind é o suplemento formado pelas moléculas de magnésio e taurina e que resulta em um componente com ação neuroprotetora complementar ao sistema cognitivo e ao sistema cardiovascular. Já o Magnésio Dimalato é composto por magnésio e ácido málico, resultando em um suplemento mineral fundamental para a síntese de proteínas e transporte energético pelo corpo.

*Fonte: Caroline de Aquino Guerreiro – nutricionista consultora da Naiak – CRN 56034
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil