Livro utiliza o poder terapêutico e educativo dos contos para auxiliar profissionais da área

DO TEXTO:

A obra "Contos que curam" utiliza a simplicidade da linguagem simbólica para o desenvolvimento pessoal de forma lúdica, ética e leve

Sempre que se fala de contos, seja de fadas, ou em geral, há o pensamento de entreter e divertir as crianças. Porém, essas histórias são mais que um instrumento de diversão, elas são capazes de auxiliar no desenvolvimento humano e a prova disso é a obra “Contos que curam”, publicada pela editora Literare Books International. O lançamento do livro acontecerá no dia 22 de agosto na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento que é aberto ao público reunirá as 24 escritoras para à noite de autógrafo a partir das 19h.

O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de especialistas para apresentar os significados e também as mensagens que as histórias transmitem, tanto para à mente consciente, quanto para à inconsciente. Na medida em que as narrativas se desenrolam, dão espaço à consciência, mostrando os caminhos para satisfazer as necessidades e os desejos, de acordo com as exigências do ego e superego. Ou seja, ocorre uma verdadeira transformação interior, que acaba transcendendo sobre toda a vida do indivíduo.

O leitor descobrirá um valioso recurso que se esconde por trás da simplicidade das histórias: a linguagem simbólica. Por meio dela é possível explicar problemas, etapas ou fatos, que são direcionados ao inconsciente humano e sugerem perspectivas e alternativas. Dessa forma, crianças, adolescentes e adultos conseguirão ver as suas preocupações e desejos expressos.

O público entenderá que os contos possuem ao menos cinco funções ou utilidades que influenciam a vida do ser humano:

Mágica: estimular a imaginação e a fantasia;
Lúdica: entreter e divertir;
Ética: transmitir ensinamentos morais e identificar valores;
Espiritual: compreensão de verdades metafísicas e filosóficas;
Terapêutica: encontrar nos personagens e situações referências para a vida, além da orientação para compreender o mundo interior e os conflitos.
Esses e outros temas são abordados nas oficinas que constam na obra, com o objetivo psicopedagógico. Vale ressaltar que, ao trabalhar com os contos, o profissional deverá apresentá-los, permitindo que os participantes/ouvintes manifestem as suas opiniões e preferências, sem nunca julgar ou questionar negativamente.

Na obra o leitor encontrará temas relevantes, como: autoaceitação, autoconhecimento, resiliência, gratidão, ressignificação, emponderamento, amor, entre outros. Todos especialmente selecionados para trabalhar o desenvolvimento humano e a regulação das emoções.

SERVIÇO:
Lançamento do livro: Contos que curam
Data:22.08
Horário: 19h às 21h30min
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
Av. Brig. Faria Lima, 2232 - Jardim Europa, São Paulo

Sobre as coordernadoras

Claudine Bernardes

Escritora e especialista em Contos e Fábulas Terapêuticas, com livros publicados no Brasil e Europa, entre eles “Carlota não quer falar” e a “Amendoeira triste”. Vive na Espanha há 15 anos, onde trabalha como professora de técnicas narrativas e Contoexpressão, em EpsiHum (Escuela de Terapia Psicoexpresiva Humanista del Instituto IASE), sendo também diretora da coleção infantil da Editorial Espanhola Sar Alejandria. A partir da sua experiência como mãe de uma criança com TDAH, somada à sua especialização em contos terapêuticos, desenvolveu a metodologia denominada Contoexpressão, como ferramenta psicopedagógica para a educação e terapia através de contos. Atualmente realiza palestras, oficinas e cursos difundindo esta metodologia.

Flávia Gama

Storyteller e empreendedora, criadora do programa on-line No Curso das Histórias e do Eco das Histórias, palestrante, certificada em Contoexpressão: educação emocional e terapia através dos contos pela Ephisium Escuela de Terapia Psicoexpressiva Humanista Del Instituto Iase.

Parent Coach com certificação pela The Parent Coaching Academy (UK) e pelo Laboratório de Talentos. Professional Coaching Practitioner e Advanced Coaching Practitioner certificada pela Abracoaching. KidCoach, certificada pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Flavinha possui mais de dez anos de vivências em palestras e apresentações, incluindo grandes eventos ao vivo: Transformo Gerações (junho/2017 e abril/ 2018, março/2019) e Canção Nova (Maio de 2018), com um público estimado em mais de 15 mil pessoas. Autora dos livros: Coaching Para Pais vol. 2 (Literare Books International), O poder das histórias, A lista das histórias certas e 5 dinâmicas para iniciar apresentações. Flávia é uma pesquisadora apaixonada e utiliza o storytelling e o coaching como ferramentas poderosas para transformar vidas em suas palestras e treinamentos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários