Lançamento da obra de Prosa poética "YOYA Sagrado Juramento" de NADY SANTOS | CCP Luanda 11/07

DO TEXTO: Lançamento da obra de Prosa poética "YOYA Sagrado Juramento" de NADY SANTOS, no CCP Luanda 11/07.

No dia 11 de Julho de 2019 (5ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), no âmbito da parceria com a EDITORA ACÁCIAS, será lançada a obra de prosa poética YOYA – Sagrado Juramento, da autoria de NADY SANTOS. O referido lançamento enquadra-se no objectivo de divulgação de jovens escritores e Publicação/lançamento de primeira obra literária.

SOBRE A OBRA

YOYA - Sagrado Juramento reúne 33 textos de prosa poética, escritos pelo autor no período compreendido entre a década noventa do século passado e o ano de 2018. Os textos estão divididos em quatro capítulos. O primeiro, “Memórias”. O segundo, “Homenagem. O terceiro, “Sagrado Juramento”. O quarto, “Parte de Mim”.

Segundo John Bella, autor do Prefácio, “Os sinais de um labor da palavra são evidentes. Ademais, não é de hoje que o autor é (en)volvido em questões literárias, tanto que já nos anos 90, aquando do Associativismo Estudantil, nos cruzámos em movimentos literários juvenis, com maior destaque para a Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA). A avaliar pelo valor dos autores que esta associação forjou, no contexto literário angolano, não é de estranhar que nos deparemos com trabalhos poéticos tão bem conseguidos, como é o caso de:

“Sagrado Juramento”
(…) na estranheza dos meus versos / prateados rompe-se no ritmar pulsátil/  do meu sangue, a verdade toldada de/ verde.
Cedo, plasmada na minha amarga/ ansiedade dança endiabrada a/ lembrança de uma tristeza que/ entristece na emoção que a hora tece o / meu pensamento esmagado pelo/ silêncio consente da liberdade a/ saudade que flutua calma na alma da/ minha pobre inocência onde/ moribunda reside a minha triste sina (…)”.

John Bella acrescenta “O eu lírico do herói emerge nesta viagem de sentimentos e sensações puras com asas nas frases bilingue das terras der Shakespeare, para demonstrar afecto, a quem muito estima. De forma encantatória, suaviza a voz, o olhar e com uma consciência em chamas, ele chama consciência àquela que o concebeu, criou, entre todos, a que mais o amou. 

De gesto ardente, o período é aqui (re)lembrado com suavidade, pela imensa altivez de ser fruto dessa  pessoa amada, a sua YOYA. Assim como a pureza da água, o autor mede a distância (per)corrida nos anais da sua vivência, a história, esta (re)encontrada entre rosas e espinhos. É neste (per)curso que se formou uma floresta de delícias, até certo ponto incapaz de sustentá-lo pura e simplesmente no seu interior, daí a partilha impassível deste largo sentimento, de filho para mãe”.

SOBRE O AUTOR

NADY SANTOS, pseudónimo literário de Cláudio Nadais de Sousa e Santos nasceu em Malange. Licenciou-se em Matemáticas na Universidade Agostinho Neto. Fez Pós-Graduação em Contabilidade e Economia Financeira e Finanças Internacionais na Essex University, no Reino Unido. Frequenta o Doutoramento em Ciência Política na Universidade de Lisboa.
Foi Dirigente estudantil em Angola e no Reino Unido, entre 1994 e 2007. É membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola. É quadro do pessoal da empresa Sonangol.
É analista económico, vinculado à Rádio Nacional, Televisão Pública de Angola e TV Zimbo. Publica artigos de opinião em diversos jornais e revistas. YOYA – Sagrado Juramento é a sua primeira obra publicada. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários