Grande mobilização nacional alerta para a prevenção do câncer colorretal

DO TEXTO:

. Apesar de ser o tumor mais prevenível, o Brasil ainda não tem políticas públicas adequadas para a identificação deste tipo de doença;
. Objetivo da ação idealizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva é mobilizar o poder público para a criação de um Programa Nacional de Prevenção

Com o intuito de mobilizar a população e o poder público para a criação de um Programa Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promove, entre os dias 22 de julho e 3 de agosto, um mutirão nacional em mais de 15 cidades, em todas as regiões do Brasil, para a identificação deste tipo de neoplasia.

A ação se baseia em dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que apontam: por ano, o Brasil registra 36 mil novos casos de câncer colorretal. Apesar de ser um dos tumores mais frequentes, a doença é altamente prevenível e curável por meio de exames de rastreio e colonoscopia. Entretanto, o país ainda não tem uma campanha nacional de prevenção desse tipo de câncer.  

“É muito triste morrer de uma doença prevenível”, alerta o Dr. Lix Alfredo Reis de Oliveira, coordenador do projeto de Prevenção do Câncer Colorretal da SOBED, membro da Comissão de Ações Sociais. Não é para menos. Segundo o especialista, 80% dos casos poderiam ser evitados, com exames preventivos. “Quando o paciente apresenta sintomas é porque a doença já está em estágio mais avançado. Isso poderia ser identificado por meio do exame preventivo, feito a partir dos 50 anos, quando o pólipo que é uma lesão pré-maligna ou o câncer em fase inicial podem ser detectados e tratados pela colonoscopia”.

A expectativa é de que cerca de 600 pacientes pré-selecionados no Sistema Único de Saúde (SUS) realizem a colonoscopia durante o mutirão. “O exame permite o diagnóstico precoce da doença com melhores resultados quanto ao prognóstico”, diz o Dr. Marcelo Averbach, Coordenador da Comissão de Ações Sociais da SOBED.

Por um Programa Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal
Apesar de existirem diretrizes clínicas elaboradas pela SOBED e já aprovadas pela Associação Médica Brasileira (AMB), os profissionais não são obrigados a seguirem as recomendações, ainda que sejam baseadas em evidências científicas e que norteiam o exercício da profissão do endoscopista digestivo.

“É necessária a indicação correta da colonoscopia no SUS e nos convênios de saúde. Atualmente, há pessoas que realizam exames duas vezes por ano e que estão ocupando o lugar de outro paciente que aguarda na fila”, diz Oliveira. O especialista explica que o câncer colorretal é uma doença lenta que se origina a partir de pólipos (lesões na região do cólon e reto) e leva anos para se desenvolver. Por isso, o exame não precisa ser feito em intervalos curtos de tempo.
  
A colonoscopia é a forma mais segura para identificar possíveis lesões e tumores colorretais, porém é a mais invasiva. Outros exames de rastreio, como a pesquisa de sangue oculto por método imunohistoquímico (FIT), que são menos invasivos, também podem identificar indiretamente o câncer em fase inicial. Esses exames também são recomendados pela SOBED.

Segundo o Dr. Lix Alfredo Reis de Oliveira, se houvesse um programa nacional, seria possível evitar análises desnecessárias ou tardias. “O exame feito sem necessidade não acrescenta em nada ao paciente e ainda o coloca em risco. Por isso a colonoscopia só deve ser feita se realmente for indicada seguindo diretrizes, uma vez que o benefício é maior que o risco”, explica.

Empenhada para a criação de um Programa Nacional para Prevenção do Câncer Colorretal, a diretoria da SOBED irá se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em busca de apoio governamental para a implementação do programa em âmbito nacional.  Além da sociedade civil como um todo, o objetivo do mutirão nacional é a conscientização da prevenção de médicos especialistas e profissionais da área da saúde.

SERVIÇO
Mutirão Nacional Contra o Câncer Colorretal
Data: de 22 de julho a 3 de agosto

Importante: o exame será realizado em pacientes pré-selecionados; não serão atendidas pessoas que chegarem ao local de realização sem prévia avaliação!

Sobre a SOBED
Com 22 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil e duzentos associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira. Periodicamente a Sociedade promove mutirões pelo Brasil de prevenção ao colorretal com a realização de colonoscopias em pacientes pré-selecionados de forma totalmente gratuita. A ação já realizou mais de 1500 exames.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários