ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/17/2019

Exposição individual de Escultura "ESPÍRITO DE UNIÃO" de MPAMBUKIDI LUNFIDI | CCP Luanda 25/07


No dia 25 de Julho de 2019 (5ª feira) pelas 18H30, será inaugurada no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) a exposição de Escultura, “ESPIRITO DE UNIÃO” do Artista Plástico MPAMBUKIDI LUNFIDI.

“ESPIRITO DE UNIÃO” reúne um conjunto de obras de Escultura em bronze do Artista Plástico angolano MPAMBUKIDI LUNFIDI, que apresenta os seus trabalhos pela primeira vez no Camões/Centro Cultural Português.

Segundo Ana Maria de Oliveira “(…) é grande a dimensão artística de  Mpambukidi Lunfidi, enquanto produtor versátil de formas estéticas em bronze, que se deslocam desde a produção de figuras realistas ao cruzamento com outras de pendor abstracto, que levam os observadores a divagar por mundos marcadamente africanos.

Mpambukidi é um modelador de vivências africanas. Na exposição “Espírito de União”, ele busca no simbolismo inerente a cada obra e sua representação, transmitir a mensagem que o impulsionou a reunir diferentes propostas unidas numa ideia: “espírito de união”.

(…) As sub-unidades temáticas da exposição “Espírito de União”, que se contrastam nas suas formas, nos seus volumes, nos movimentos e nos ritmos, mantêm um denominador comum, capaz de unificar o conjunto como um todo, harmónico e equilibrado. ÁFRICA, presente e actual na necessidade de melhorar o seu espírito de união.”

SOBRE O ARTISTA

MPAMBUKIDI LUNFIDI nasceu na Província do Uíge, em 1957. Estudou na Academia de Belas Artes, na República Democrática do Congo, onde trabalhou com os Mestres Makala e Mokengo e teve como Professor Kitenda Kia Basala. É Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos e Presidente da Oficina Mpambukidi e Galeria de Arte (MPAGAR) – espaço de arte que se dedica à descoberta de novos talentos. No seu percurso artístico de mais de 30 anos, ganhou vários prémios, designadamente “Melhor Artista Africano na Califórnia”, em 1998. Em 1994, foi homenageado na RDC e no Gabão. Participou em dezenas de exposições individuais e colectivas, em Angola e no estrangeiro.
Segundo Simão Souindoula, crítico de Arte e Perito da UNESCO, sobre o trabalho artístico de Mpambukidi Lunfidi: “A perfeição da escultura angolana em bronze. É a apreciação que pode ser feita, hoje, após uma década de vigorosa produção de sucesso”. 
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil