AICEP abre delegação na Irlanda

DO TEXTO: AICEP abre delegação na Irlanda.

Lisboa, 15 julho 2019. O Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, inaugura hoje, 15 de julho, a Delegação da AICEP em Dublin, na Irlanda.

A presença da AICEP na Irlanda pretende contribuir para aprofundar as relações económicas bilaterais e estabelecer novas parcerias entre os dois Países. A abertura da Delegação da AICEP também conta com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do Administrador da AICEP, António Silva.

“Portugal tem mantido um bom relacionamento com a Irlanda e as relações económicas têm ganho relevância nos últimos tempos. Temos notado um interesse redobrado quer de empresas portuguesas, quer de empresas irlandesas nas oportunidades de negócio que ambos os Países oferecem. Acreditamos que este é um mercado com um bom potencial de crescimento e a Delegação da AICEP em Dublin permitirá uma maior proximidade às exportadoras portuguesas e às oportunidades de investimento para Portugal”, afirma o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

De assinalar que a AICEP tem vindo a registar, nos serviços da Sede e na Delegação em Londres, que até agora acompanhava o mercado irlandês, um número crescente de pedidos de informação em diversas áreas (vinhos, têxtil vestuário, saúde, serviços) por parte de empresas portuguesas e irlandesas.

Em 2018, e considerando apenas o comércio de bens, a Irlanda foi o 24º cliente, tendo Portugal exportado cerca de 313 milhões de euros para este mercado. Segundo as estatísticas mais recentes, nos primeiros quatro meses de 2019 registou-se um aumento das exportações na ordem dos 10%. Os principais produtos exportados por Portugal são os metais comuns, veículos e outro material de transporte, químicos e máquinas e aparelhos.

O número de empresas portuguesas a exportar para a Irlanda aumentou das 879 registadas em 2014 para as 1.876 em 2018 (dados preliminares).

Os serviços têm-se afirmando como a principal componente do relacionamento bilateral entre Portugal e a Irlanda, tendo os fluxos nos dois sentidos ultrapassado mil milhões de euros em 2017. Além do sector do Turismo, Portugal já exporta mais de 400 milhões de euros de outros serviços para a Irlanda, com destaque para os transportes e outros serviços fornecidos por empresas (que incluem, por exemplo, serviços de investigação e desenvolvimento e serviços de consultoria em gestão e outras áreas técnicas).

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários