Nos Caminhos de Portugal - LISBOA

DO TEXTO: Nos Caminhos de Portugal - LISBOA | Carlos Marley
No aeroporto de Lisboa


Por: Carlos Marley
https://www.portalsplishsplash.com/p/carlos-marley-artigos.html

DIA 1 – 7/10/2013 – Segunda-feira.

MANHÃ – Chegamos em Lisboa às 6h45 – horário local. Portugal está 4h à frente de Brasília – DF. O voo 30 da TAP Fortaleza/Lisboa teve a duração de 7h05. O trajeto sobre o Atlântico foi quase todo percorrido no período noturno. Os "Detalhes" da canção de Roberto Carlos foi a minha inspiração para relatar os  detalhes ocorridos durante o voo. Não adianta nem tentar me esquecer. 

Realmente, o que ocorreu merece ser lembrado. Durante muito tempo em sua vida eu vou viver. Ainda bem que foi apenas por uma noite. Os detalhes tão pequenos começou na noite envolvida no silêncio e os passageiros entregues nos braços de Morfeu. Enquanto o Rei ouvia o ronco barulhento do seu carro, eu sofria com o ronco de alguns passageiros em suas poltronas. E a toda hora vão estar presentes. Você vai ver, por isso antes de dormir eu não procurava o seu retrato, mas os fones de ouvido. Os raios do sol inundou a aeronave e apesar da noite mal dormida a minha esposa vê o meu sorriso mesmo assim. Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada em Portugal.

Desembarcamos e seguimos o fluxo de passageiros até o controle da imigração. Enfrentamos uma longa fila (no Brasil) – bicha (em Portugal). Liberados, seguimos para retirada das malas na esteira. Expectativa na espera, pois em outras viagens tivemos  alguns problemas. Tudo bem dessa vez. O próximo passo era a alfândega. Passamos sem sermos importunados, mas já vivemos a experiência de ter as malas revistadas. 

Vim a Portugal na companhia da Mirtes, minha esposa. Chegamos com tudo já devidamente combinado. O nosso transferista já nos aguardava no saguão de desembarque. Recebemos as instruções do traslado de chegada, entre outras e seguimos rumo ao Vip Grand Lisboa Hotel & SPA, localizado no Centro histórico de Lisboa. Chegamos ao hotel antes do horário do check-in, por isso tivemos que deixar a bagagem no guarda-volumes e aguardar a liberação do apartamento.

Enquanto isso, saímos para  almoçar num restaurante mais próximo. Saciada a fome, retornamos para o hotel. O apartamento já estava  liberado. Hora da desarrumação das malas e de um pequeno repouso.

Frente do Registro de hóspede e Fachada do hotel

TARDE – Tempo livre para um passeio a pé no entorno do hotel. Caminhamos poucos minutos e chegarmos à Praça de Touros do Campo Pequeno, um edifício belíssimo com uma arquitetura ímpar. Única praça de touros em Lisboa. Agregado a este equipamento tem um moderno Centro Comercial, que fica sob a praça.
Na Praça de Touros do Campo Pequeno

Passamos o restante do dia perambulando pelas atrações desses dois ambientes da praça que consumiu todas as nossas energias. Depois retornamos para o hotel para repor nossas forças e melhorar nosso relógio biológico dos efeitos do jet lag.

A nossa próxima atividade será para darmos início à grande jornada por Portugal. Para poder me situar melhor na "terrinha" procurei saber o básico da divisão e subdivisão administrativa de Portugal e as nomenclaturas empregadas, que diferem das utilizadas no Brasil. Em Portugal temos as regiões que são divididas em distritos – estado (no Brasil), concelhos com c – município (no Brasil) e freguesias – bairro (no Brasil). Outros detalhes vamos aprendendo na convivência diária.

Aguardo vocês para essa grande jornada.


✧✧✧
NOTA DA REDAÇÃO:
Esta matéria surge na sequência da anteriormente publicada por Carlos Marley sob o título "Descobrir Portugal".

Mário Gil - Pelos caminhos de Portugal 

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Amigo Carlos Marley, parabéns por mais esta matéria bem fixe, quero dizer, bem legal. Pena não teres levado contigo o dicionário "Palavras e Expressões Populares Portuguesas" que publiquei aqui no Portal. Deixo o link para não te esqueceres de o levares contigo na tua próxima visita à Terrinha: https://www.portalsplishsplash.com/2010/04/dicionario-de-palavras-e-expressoes.html
    Grande abraço luso-brasileiro!

    ResponderEliminar
  2. Nobre colega Armindo, agradeço suas palavras. Vou adicionar o dicionário "Palavras e Expressões Populares Portuguesas" na bagagem.

    um forte abraço

    ResponderEliminar