Lançamento da obra de Poesia "INSURREIÇÃO DOS SIGNOS" de Hélder Simbad | CCP Luanda 25/06

DO TEXTO:

CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS
          
Lançamento da obra de poesia
“INSURREIÇÃO DOS SIGNOS”
de
Hélder Simbad

Apresentação da obra por Waxyakulu Francisco  

No dia 25 de Junho 2019 (3ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº50), será lançada a obra de poesia do Poeta Hélder Simbad, “INSURREIÇÃO DOS SIGNOS”.

SOBRE A OBRA
Segundo Adriano Mixinge, autor do Prefácio, “Reflexão, activismo, drama, humor e encanto colocam a “Insurreição dos Signos” no mesmo diapasão de outras criações artísticas e culturais actuais angolanas (…). Uma espécie de disfunção ao “politicamente correcto”, numa reivindicação da importância da irreverência como motor da imaginação e criatividade e de um pleno exercício de cidadania.

O que surpreende, muito gratamente, na obra é a capacidade de gerar tanto associações semânticas e conceituais como imagens poéticas, que, no seu conjunto, parecem contar uma história com diferentes estruturas (poemas com estrutura de peças de teatro, poemas com estruturas musicais etc.) e registos (humor, crítica social, pesquisa lexical, caos e revolução, tradição e irreverência, racionalidade e loucura, boémia e contenção) que entrelaçados, participam na recriação das palavras e da estruturação de um poemário escrito em verso livre.

“Insurreição dos Signos” é, pois, um livro elástico, com uma estrutura curiosa, tanto porque os títulos aparecem  no fim dos poemas, porque – é uma opção a não descartar – o livro pode ser lido tanto da primeira à última página como no sentido inverso. Cheio de neologismos, o autor não se coibe de criar novas palavras por aglutinação e/ou justaposição e/ou por fragmentação, anfatizando, em todos os caos, o dinamismo da vida”.

Para vencer a escuridão
trago a luz da Mensagem
Para enxugar a dor
um lenço com canções de Abril
Para a luta que se impõe
várias estrofes de motivos
Para matar a fome
armo poemas até aos dentes
POSSIBILIDADES
(Hélder Simbad)

Sobre o Autor 
HÉLDER SIMBAD, pseudónimo literário de Helder Silvestre Simba André, nasceu, em 1987, na Província de Cabinda. Licenciou-se em Línguas e Administração na Universidade Católica de Angola. É docente de Literatura  no Instituto de Ciências Religiosas de Angola. É Crítico Literário. Em 2017, publicou a obra de poesia “Enviesada Rosa”, que venceu o Prémio Literário António Jacinto, edição 2017. Em 2018, publicou, em Lisboa, a obra de poesia “Insurreição dos Signos”. Em 2019, publicou a novela digital “A Palanca dos Chifres Dourados”. Tem em processo de publicação, o romance “Inquilina: Escuridão da Luz” e “Entre o Primeiro Orgasmo e a Revolução”. Foi convidado para participar no Encontro Literário “Corrente de Escritas”, na Póvoa do Varzim,  e no FESTILAB. Tem publicado vários  artigos de crítica literária em vários jornais e revistas, em Angola e no exterior. É Secretário Geral do Movimento Literário Litteragris.     

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários