ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/07/2019

Emilio Orciollo Netto dá voz à história do 'Animal'


Ator narra a biografia do jogador Edmundo, publicada nesta semana

Conhecido dos amantes do futebol pela alcunha de ‘Animal’, o jogador Edmundo teve sua vida nos gramados escrita pelo jornalista esportivo Sérgio Xavier. A biografia, que aborda a vida do atacante dentro e fora de campo, chega às livrarias nesta semana, com sessão de autógrafos que o jogador e o autor concederão na Livraria Travessa do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Na mesma data, estreia no Ubook, maior plataforma de audiotainment por streaming da América Latina, a versão falada do livro, que ganhou vida na voz do ator Emilio Orciollo Netto, no ar atualmente como um traficante de metanfetamina da novela ‘Topíssima’, da Rede Record.

Alçado ao time profissional do Vasco em 1992, Edmundo também estreou na seleção Brasileira em jogo contra o México nesse mesmo ano. No ano seguinte transferiu-se ao Palmeiras e lá tornou-se ídolo pela entrega, pelos títulos e pelos gols. Foi um dos protagonistas no Paulistão que tirou o Verdão da ‘fila’ de títulos que durava desde a década de 1970. A partida final ficou marcada, além da goleada de 4 a 0, pelo imprudente carrinho que aplicou no atacante Paulo Sérgio. Foi em sua primeira passagem pelo clube que ganhou do narrador Osmar Santos o apelido de Animal, o qual carrega até hoje em sua carreira como comentarista esportivo.

Assumidamente palmeirense, Orciollo Netto celebra a oportunidade de narrar a história de um dos grandes ídolos do time que é fã. “A história do Edmundo é interessante não apenas para quem é torcedor do Palmeiras ou do Vasco. Ela está presente também nas lembranças de quem sofreu seus gols. Por isso, é inegável dizer que o Animal não passou desapercebido pelo nosso futebol, e por isso poder contar essa história é uma experiência vibrante”, pondera o ator.

Biografado, autor e narrador estarão presentes nesta quinta-feira, 06, Livraria Travessa Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para o lançamento da obra e sessão de autógrafos. Para esta ocasião, o Ubook preparou uma ação especial. Os que adquirirem o livro ganharão um voucher que dá direito a um mês de acesso gratuito a todo o conteúdo da plataforma. O mesmo benefício será concedido aos que comprarem o livro na livraria Saraiva Shopping Center Norte, em São Paulo, em 30/06, ocasião em que Xavier e Edmundo estarão presentes para o lançamento do livro.

Sobre o livro
O lado polêmico e contestador de Edmundo está presente em todas as páginas do livro. Afinal, o atacante nunca fugiu de uma briga. Sua personalidade forte é visível desde que despontou para o futebol. O artilheiro e ídolo de duas das maiores torcidas do país fala sobre sua infância, carreira, problemas extracampo e uma coleção de polêmicas como jogador e comentarista em Edmundo: Instinto Animal, livro lançado pela Editora Seoman, cuja produção da versão falada ficou sob responsabilidade do Ubook.

Assim como tantos exemplos, Edmundo teve uma infância difícil e encontrou no futebol a oportunidade de ter e dar melhores condições de vida à sua família. Entre suas diversas experiências em campo, o livro relata com clareza de detalhes sua participação na Copa do Mundo de 1998, na França, em especial quando fora preterido por Ronaldo para disputar a final contra os donos da casa. O susto que todos levaram quando o camisa 9 entrou em convulsão. O choro de uns, misturado à reza de outros. E a sensação de perder a titularidade a 30 minutos da (que seria) partida mais importante de sua carreira.

“A minha história precisava ser contada. Não a historinha feliz do jogador de sucesso e sim a história real, de golaços e tropeços. Tropecei muito, adoraria poder voltar atrás para evitar os tombos. Falar o que faltou dizer, reformular certas decisões, corrigir os erros”, comenta Edmundo.

Sofreu um duro golpe em 1995 quando se envolveu em um acidente de carro no final de 1995 onde três pessoas morreram. Acidente esse que o atacante afirma ter mudado sua vida e a forma como enxergava o mundo. Pagou indenizações às famílias de todos os envolvidos e carrega essa mácula em sua história até hoje.

O jogador teve ainda passagens por Flamengo e Fluminense no Rio e Corinthians e Santos em São Paulo. Sua carreira internacional rumou para Japão e Itália, onde formou estupenda dupla de ataque com Gabriel Batistuta pela Fiorentina. Mas, novamente, problemas extracampo como sua vinda ao Carnaval de 1999 alimentaram mais polêmicas ao redor de seu nome.

Após deixar os gramados, o camisa 7 não ficou longe do futebol. Tornou-se comentarista esportivo. Pela TV Bandeirantes participou da transmissão da Copa do Mundo na África do Sul em 2010. Saiu da emissora do Morumbi em 2016 e virou reforço do time de comentaristas da Fox Sports.

Sobre o autor
Sérgio Xavier Filho nasceu em 1966, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou nos jornais Diário do Sul e O Estado de S. Paulo. Comandou por 20 anos a revista Placar e foi comentarista esportivo da TV Bandeirantes e Rádio BandNews FM. Desde 2015 é comentarista do SporTV. É autor dos livros Operação Portuga, Vidas Corridas, 17 Grandes Polêmicas do Futebol Brasileiro e Boston: A Mais Longa das Maratonas.

O autor ressalta a alegria de escrever sobre a trajetória de um jogador que, curiosamente, as torcidas “irmãs” do cruz-maltino e do alviverde compartilham mais do que as raízes dos colonizadores do nosso país: o amor animal e anormal por Edmundo. “A vida de Edmundo não é uma estrada plana, tranquilinha. Pelo contrário. É uma montanha russa. E é surpreendente como ele tem consciência de tudo, sobretudo dos erros. Em todas as entrevistas que fizemos ele chorou por alguma razão. Saudade dos que se foram, arrependimentos, gratidão por quem o ajudou, emoções variadas“, entrega Xavier.

Sobre o narrador
Ator desde os 15 anos de idade, Emilio Orciollo Netto ganhou o prêmio de ator revelação em 1989 no Festival Interclubes de Teatro. Sua trajetória na televisão teve início em 1997 na TV Globo, época em que interpretou Giuseppe Berdinazzi, na novela O Rei do Gado; e Bruno Ribeiro Novaes, em Anjo Mau.

Interpretou ainda diversos outros personagens na emissora carioca, com destaque para o personagem Crispim na novela Alma Gêmea (2005), de Walcyr Carrasco, que teve grande repercussão popular. Tem também passagens pela Record TV, na qual está no ar atualmente. Em 2016, Orciollo Netto foi ainda o protagonista Edivaldo do filme Por Trás do Céu.

“Vivo com o talvez, à espera do eterno poder ser, encontrando e desencontrando o personagem que me é fascinante necessário e urgente! Amo toda essa gente! Gente do incerto céu. Céu que vira inferno de um segundo para o outro. Gente inconstante, inconsequente”, comenta o ator que também já atuou em diversas peças teatrais.

Sem comentários:

Enviar um comentário