ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/29/2019

Casa da Memória Italiana tem programação especial durante as férias de julho


Em parceria com o Ministério da Cidadania, instituição cultural oferece agenda gratuita e aberta ao público

A partir de 4 de julho, durante o período de férias, a Casa da Memória Italiana relembrará, por meio de oficinas, visitas temáticas e exibição de filmes, as tradições que os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

“O que carregamos na bagagem quando viajamos? E quando mudamos de moradia, de cidade e de país, quais são os pertences fundamentais que levamos?”, indaga Alice Registro, gestora-executiva da instituição. De acordo com ela, ao trabalhar e propor ações sobre essa temática, o público pensa e reflete sobre as causas da imigração e retoma o que, realmente, é levado de uma cultura para outra.

A agenda contemplará visitas que estimularão os participantes a criar uma pequena mala de viagem de papel para guardar as principais memórias e pertences que levariam para um longo passeio. O objetivo é “proporcionar um momento de ponderação sobre a importância das principais coisas da vida e o que podemos carregar em momentos de mudanças”, destaca Alice.

Já o Domingo em Família contará com visitas monitoradas e ações para crianças a partir de 10 anos. Uma oficina de marchetaria geométrica será ministrada pelo artista visual Rogerio Baldini e tem como objetivo o resgate da técnica artesanal desenvolvida por alguns imigrantes, entre eles a própria família do artista. A atividade utilizará lâminas de madeira para criar desenhos geométricos em caixas de MDF. Para esta prática é necessária inscrição prévia no site da instituição.

A exibição do filme Fievel, um conto americano é outra atração. A história narra a imigração do ratinho Fievel e sua família da Rússia para a América. Em outra sessão, o Cine Memória Itália apresentará o longa Três Homens em Conflito. Dirigido por Sergio Leone, o clássico é um bang-bang italiano, com três pistoleiros que competem para descobrir uma fortuna em ouro. Durante as mostras será servido pipoca e guaraná ao público.

“Serão diversas programações para os participantes aproveitarem as férias com muita informação, cultura e entretenimento”, reforça a gestora. Veja abaixo a agenda completa da Casa da Memória Italiana. Os interessados devem efetuar inscrição pelo telefone (16) 3625-0692 ou pelo e-mail contato@casadamemoriaitaliana.com.br.

AGENDA:

Visitas com Oficinas
Em julho, as visitas guiadas à Casa da Memória Italiana serão direcionadas para toda família e com oficina de criação na sequência.
Data:4, 11, 18 e 25 de julho de 2019
Horário: às quintas-feiras, às14h

Visitas aos Sábados
Os tradicionais passeios mediados pelo interior do museucontinuam aos sábados.
Data: 6, 13, 20 e 27 de julho de 2019
Horário: sábados, às 10h

Domingo em Família - Visitas monitoradas
Data: 14 de julho de 2019
Horário: domingo, das 10h às12h

Domingo em Família - Oficinas
Data: 14 de julho de 2019
Horário: domingo, às 9h30 e às 11h

Fievel, um conto americano
Data: 12 de junho de 2019
Horário: sexta-feira, às14h

Cine Memória Itália (Especial de Férias)
Data: 20 de julho
Horário: sábado, às 18h

Agendamento de Visitas de Grupos 
Está aberto o agendamento de visita de grupos para segundo semestre de 2019. Os dias para as visitas mediadas são: quarta-feira pela manhã e sexta à tarde. As reservas podem ser feitas pelo telefone ou e-mail.

SERVIÇO:
Programação de férias – julho/2019
Local: Casa da Memória Italiana
Endereço: Rua Tibiriçá, 776, Centro - Ribeirão Preto/SP
Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil