WOODSTOCK de Michael Wadleigh // com Richie Havens, Joan Baez, Joe Cocker, The Who, Santana, Sly and the Family Stone, Jimi Hendrix | CCB - Belém Cinema: 02/06

DO TEXTO: 2 de junho, no Grande Auditório do CCB, será exibida numa cópia digital restaurada, o director’s cut, de três horas e meia, de Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor.

Belém Cinema
GRANDE AUDITÓRIO . GRANDE ECRÃ . GRANDES CLÁSSICOS

WOODSTOCK
Realização Michael Wadleigh
Montagem Martin Scorsese e Thelma Schoonmaker
Com Richie Havens, Joan Baez, Joe Cocker, The Who, Santana, Sly and the Family Stone, Jimi Hendrix

1970 / 216 MINUTOS / +12 / COPRODUÇÃO CCB – MIDAS FILMES
CCB ▪ DOMINGO ▪ 2 JUNHO ▪ 16H00 ▪ GRANDE AUDITÓRIO

«Poucos documentários capturaram um tempo e um lugar de forma tão completa e precisa.»
Roger Ebert


No próximo domingo, dia 2 de junho, no Grande Auditório do CCB, será exibida numa cópia digital restaurada, o director’s cut, de três horas e meia, de Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor.

Três dias no verão de 1969, em plena guerra do Vietname. Uma quinta em Bethel, a norte de Nova Iorque. Quatrocentas mil pessoas. Inesperadamente, o que era suposto ser apenas mais um concerto de rock, tornou-se um marco na história política, cultural e social dos Estados Unidos.

O que mais impressiona neste filme é a capacidade de Michael Wadleigh transportar o espectador para dentro do recinto e transmitir-lhe a sensação do que foi realmente ali estar. Wadleigh não se coíbe de mostrar, além das atuações e dinâmicas em torno do palco, as reações e interações dos músicos e do público, dezenas de pequenos episódios e situações que foram sendo testemunhadas em Bethel e que demonstravam bem o espírito do Woodstock: a paz, o amor, as drogas, o sexo, a liberdade.

Estreado logo em 1970, numa versão de 185 minutos, Woodstock foi amplamente elogiado pela crítica e pelo público, tendo recebido o Óscar de Melhor Documentário, além da nomeação para Melhor Montagem e Melhor Som (algo inédito para um documentário). Em 1996, foi considerado um «filme de grande relevância cultural, histórica e estética» e, por isso, digno de arquivo, restauro e preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a mais importante instituição de arquivo norte-americana.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários