Superdotados: saiba mais sobre essas habilidades

DO TEXTO:

Todos nós já nos deparamos em algum momento da vida com alguém que tenha altas habilidades, mas, por falta de conhecimento, não soubemos identificá-las

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados em 2017, 5% da população brasileira – ou 10 milhões de pessoas – são superdotados. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), as pessoas com altas habilidades, ou superdotação, são aquelas que demonstram potencial elevado em áreas intelectuais, acadêmicas, de liderança e artes.

Essas características já podem ser identificadas em jovens, porém ainda há desafios no reconhecimento por parte dos pais e educadores. Existem aspectos que podem dar pistas para detectar esses estudantes no contexto escolar: curiosidade, boa memória, fluência de ideias, aprendizagem rápida e grande interesse em uma área específica do conhecimento. Geralmente, quem tem estas habilidades consegue aprender facilmente, domina rapidamente os conceitos estudados e os desafios e ainda pode acelerar os estudos, quando for preciso.

A identificação desses perfis interfere decisivamente nos alunos de altas habilidades. Ao longo de 20 anos, o Ismart enxerga justamente esses talentos como fundamentais, já que são distribuídos na sociedade numa curva que não tem relação com classe social ou condição econômica. De acordo com a diretora do Instituto, Mariana Monteiro, sem o incentivo apropriado, muitas das crianças e jovens talentosos podem ser categorizados como desmotivados.  Nesse sentido, o Ismart estabeleceu convênio com as Secretarias de Educação das cidades onde atua com o objetivo de auxiliar no processo de identificação e desenvolvimento destes estudantes.

O Ismart tem a missão de identificar jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes conceder acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional. O Instituto oferece bolsas integrais presenciais e online para talentos da rede pública ingressarem em escolas particulares de excelência. Estudantes matriculados no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ingressar nos projetos Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. O processo seletivo 2019 está aberto até o dia 05 de junho. Ao todo serão disponibilizadas 340 vagas presenciais e 1.000 para a plataforma online.

Projetos Bolsa Talento, Alicerce e Ismart Online

A seleção é realizada para três diferentes projetos - Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental concorrem ao Bolsa Talento, projeto em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem material didático, auxílio transporte, uniforme, alimentação e participam de um programa de desenvolvimento. Todos os candidatos inscritos concorrem também às vagas do projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Processo Seletivo

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.  As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Sobre o Ismart
Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, acesso a plataforma de estudos online e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários