8 dicas práticas para prolongar resultados de procedimentos estéticos feitos pelo seu dermatologista

DO TEXTO:

Entenda tudo que você pode fazer, após realizar um procedimento estético, para ter resultados ainda mais incríveis

hábitos para melhorar os resultados estéticos
São Paulo – Abril de 2019 - Você saiu linda e com uma pele sem defeitos do seu dermatologista, mas agora vem a pergunta: como manter esse resultado? “Seja qual for o tratamento estético que te levou a uma clínica dermatológica, pode ter certeza que o resultado pode ser sempre melhor se você inserir alguns hábitos novos na sua rotina”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Embora a alimentação seja uma grande aliada, ela não é a única. “O estilo de vida do paciente pode colaborar para manter e prolongar os resultados dos procedimentos. E isso é válido para os tratamentos faciais, corporais e capilares”, afirma a dermatologista. Veja as dicas da especialista:

Alimentação saudável – Tanto em protocolos capilares, de rejuvenescimento e acne ou até mesmo redução de gordura localizada, flacidez corporal e celulite, manter uma alimentação balanceada é fundamental para oferecer os nutrientes necessários para deixar o cabelo, a pele e o corpo mais bonito. “Por isso, é importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes. Após os procedimentos estéticos corporais, com o objetivo de reduzir medidas, celulite e gordura localizada, é recomendável adotar uma alimentação saudável para não ocorrer grandes variações de peso e aumento do tecido adiposo”, afirma. A alimentação também está relacionada com a beleza da pele, das unhas, e dos cabelos, portanto a ingestão das vitaminas A, C e E são fundamentais, pois são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele. “Portanto, inclua no seu cardápio alimentos ricos nesses nutrientes, como laranja, limão, cenoura, morango, brócolis e couve”, diz.

Aposte nas cápsulas – Nem sempre a alimentação vai oferecer todos os nutrientes necessários e, nesse momento, os suplementos se fazem necessários. “Mas é de suma importância que essas cápsulas sejam orientadas pelos dermatologistas, para garantir ativos biodisponíveis, ou seja, que garantam a absorção necessária. Substâncias como Exsynutriment, Bio-Arct, Biotina, In.Cell, Vitamina C e Glycoxil ajudam a prolongar os resultados de dentro para fora ao oferecerem nutrientes importantes para tratamentos capilares, de firmeza da pele e ação antioxidante”, diz a médica.

Evite o excesso de sal e açúcar – O consumo de sal em excesso pode causar retenção de líquido e, consequentemente, inchaço, provocando também sensação de peso no abdômen, nas coxas e nos flancos. “Devemos ter cuidado com o sódio ‘surpresa’, aquele embutido em alimentos ultraprocessados e enlatados, como os temperos de macarrão instantâneo, os molhos prontos e até mesmo sucos de caixinha”, afirma a médica. “Por outro lado, o açúcar (e os carboidratos) estão ligados ao envelhecimento da pele por meio da glicação, um processo na qual a molécula de açúcar se liga ao colágeno e elastina e endurece essas proteínas, conferindo aspecto envelhecido à pele”, diz a médica.

Beba muita água - A ingestão de água ao longo do dia reduz a retenção de líquido e ajuda na eliminação de toxinas. O consumo de dois litros ao dia é padrão, mas deve ser adequado a cada caso.

Apague o cigarro - O fumo de cigarro, além de fazer mal à saúde, é especialmente maléfico para a circulação sanguínea e interfere na vitalidade da pele, por conta da oxigenação e aporte de nutrientes. “O cigarro tende a deixar a pele mais ressecada, sem viço e pode ajudar a desencadear o surgimento de manchas. Além disso, o ato de fumar envolve movimentos repetitivos na região dos lábios, o que também ajuda no aparecimento de rugas nessa área”, afirma.

Exercite seu corpo – Pratique regularmente atividade física como benefício geral para o corpo, pois além de queimar calorias e fortalecer os músculos, essa prática ainda ajuda a manter os efeitos dos tratamentos e também libera substâncias que ajudam a controlar o estresse e promovem a sensação de bem-estar. “Além disso, durante a atividade física, ocorre uma melhor oxigenação das células, que contribui para uma aparência mais saudável da pele”, completa a dermatologista Dra. Kédima Nassif.

Hidratação e fotoproteção – A sua rotina skincare deve ser seguida atentamente, conforme orientação médica. Não adianta fazer tratamentos estéticos e não estabelecer em casa uma rotina de cuidados diários com a pele. Use produtos adequados ao seu tipo de pele na limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. “Para o rosto, procure hidratantes que contenham, na composição, o ácido hialurônico, que é um grande aliado para reduzir os sinais do envelhecimento. Além disso, você pode adicionar à rotina dermocosméticos com antioxidantes que manterão sua cútis com a tonalidade mais homogênea e com muito mais viço”, afirma a médica. Com relação ao fotoprotetor, a médica lembra que o uso do produto deve ser feito por todos, independentemente da realização ou não de procedimentos estéticos, já que ele é o principal meio de prevenção do câncer de pele. “Portanto, use todos os dias o filtro solar, em qualquer estação do ano, e em todas as áreas expostas”, diz.

Siga as orientações do seu dermatologista – Siga à risca todas as orientações do seu médico, tire todas as suas dúvidas, pergunte se não entendeu alguma informação e volte ao consultório se o médico pedir que você retorne dentro de alguns dias ou semanas. “O acompanhamento médico é fundamental para ajudar a manter o resultado”, finaliza.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários