Você troca o dia pela noite? Entenda como o sono invertido pode influenciar na sua saúde

Luz de leitura


Especialista da Duoflex dá dicas para equilibrar as atividades profissionais noturnas com um estilo de vida mais saudável


Uma alta demanda de serviços e diversos cargos exigem horários diferenciados na jornada de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 15 milhões de brasileiros atuam no turno da noite. Um dos principais atrativos é o adicional noturno, que representa um acréscimo de 20% sobre o valor da hora normal de trabalho.


Porém, segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono da noite é melhor que o sono da manhã, que está mais suscetível a interferências externas. “Biologicamente, somos programados para dormir à noite. Existem fatores que predispõem o corpo a descansar neste período, como a ausência da luz, a queda da temperatura do corpo e a produção da melatonina – hormônio capaz de contribuir na indução do sono”, alerta.


A especialista explica que o corpo é regulado pelo ciclo circadiano, uma espécie de relógio interno, que identifica a duração dos períodos luminosos e não luminosos (dia e noite) e é responsável por ajustar as funções fisiológicas no período de 24 horas, aproximadamente. “Além disso, é durante o sono que o organismo realiza o processo de regeneração celular e recupera as energias essenciais para o equilíbrio do corpo e da mente”, completa Renata.


Seja a trabalho ou a lazer, trocar o dia pela noite pode comprometer a saúde ao longo do tempo, já que as pessoas ficam muito mais propensas a desenvolver doenças e distúrbios do sono. “Problemas na visão, fadiga crônica, alteração no comportamento, doenças cardiovasculares, distúrbios hormonais, digestivos e neuropsicológicos, são alguns males que podem surgir”, conta Renata.


A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.


Para amenizar os prejuízos à saúde causados pela vida profissional noturna, Renata dá algumas dicas. “Uma medida importante é escolher travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural e que ajudem a controlar a transpiração, já que as temperaturas tendem a ser mais altas durante o dia. Além disso, seguir uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebidas energéticas algumas horas antes de dormir, manter um ambiente escuro, arejado e silencioso são medidas que podem ajudar a ter um sono relaxante”, orienta a consultora da Duoflex.

Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e o bem-estar de seus usuários. Lançou, com exclusividade no Brasil, a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante conforto e sustentação ideais para o sono. Criou também o inovador travesseiro ALTURA REGULÁVEL, o original e refrescante GELFLEX NASA e o modelo BEAUTY FACE, que ameniza a formação de rugas durante o sono, reforçando assim sua imagem como empresa inovadora. Recentemente, lançou o DUOHYBRID, colchão premium embalado à vácuo. Ao reunir espumas especiais de altíssima qualidade ao mais eficiente e moderno sistema de molas, o DuoHybrid oferece o equilíbrio perfeito entre conforto, suporte, controle de temperatura e durabilidade, atendendo aos mais variados perfis, posições e preferências para o sono. Site:  www.duoflex.com.br
Enviar um comentário

Comentários