Emoção de Brasília para o Piauí: ChildFund Brasil proporciona encontro emocionante entre padrinhos e afilhados

DO TEXTO:
Encontro_Santa Luz_ChildFund Brasil-Divulgação 

Uma viagem do centro-oeste para o noroeste brasileiro são cerca de mil quilômetros e 18 horas dentro de um veículo. Essa foi a jornada dos padrinhos brasilienses para conhecer seus afilhados piauienses. A distância não impediu um encontro emocionante e cheio de trocas de experiências.

No início do mês de abril, 50 pessoas de Brasília se dirigiram para Santa Luz, no Piauí, para conhecer como o trabalho da Organização Social Parceira do ChildFund Brasil (CFB) no município, a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente (ASSCAD), está transformando a vida das crianças da região. Na oportunidade, os padrinhos, apoiadores e financiadores do projeto, conheceram de perto seus afilhados e a realidade em que vivem.

Marco Baumgratz, um dos padrinhos responsáveis por organizar a caravana, relata que a visita foi um momento transformador. “Esse grupo de padrinhos já era muito engajado, mas tenho certeza que depois essa visita eles ficaram ainda mais envolvidos, até mesmo replicando o apadrinhamento”, comenta Baumgratz. O encontro emocionante foi uma oportunidade dos afilhados conhecerem os padrinhos, cujo o contato era feito por carta.

O momento foi de grande inspiração para Gilberto Pacheco, padrinho brasiliense. “Eu sou um pouco durão e fiquei muito emocionado com a receptividade que tivemos aqui, chegar e ver eles soltando fogos de artifício foi indescritível, o coração ficou apertado”, narra Pacheco e ressalta a importância de conhecer a família dos afilhados, ter contato com as histórias e dificuldades daquelas crianças.

Há quatro anos presente em Santa Luz, o ChildFund Brasil oferece atividades como oficinas socioeducativas de educação social e financeira, momentos para a prática esportiva (futebol) e para a elaboração de habilidades manuais (artesanato), proporcionando um desenvolvimento social completo e sustentável na região. São cerca de mil crianças atendidas.

O trabalho desenvolvido depende diretamente das doações. As pessoas que quiserem ajudar têm dois caminhos: por meio de apadrinhamento ou doações, que podem ser mensais ou avulsas. Quando a contribuição é mensal, a criança é apadrinhada. Esses meninos são moradores de lugares como Vale do Jequitinhonha (MG), Cariri (CE) e Santa Luz (PI), e quatro outros estados. Cria-se um vínculo e padrinho e apadrinhado trocam cartinhas frequentemente, assim o padrinho consegue acompanhar o desenvolvimento da criança. Já as doações avulsas são encaminhadas diretamente ao Fundo, que gerencia os recursos, direcionando-os às suas parcerias locais.

Encontro_Santa Luz_ChildFund Brasil-Divulgação 
Sobre o ChildFund Brasil
Há 52 anos no país, o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social voltada para a proteção de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente todo potencial. Atualmente, a organização atende mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens, beneficia 140 mil pessoas e atua em 53 municípios de Minas Gerais, Ceará, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco.

A estratégia de atuação é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente, nos conceitos de Privação, Exclusão e Vulnerabilidade - PEV - e no levantamento de informações junto às próprias crianças, adolescentes, jovens e suas famílias sobre a pobreza infantil. As informações trazem um diagnóstico inquietador: as crianças são vulneráveis, principalmente, às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade em nosso país.

Todo o trabalho do ChildFund Brasil é auditado: anualmente por empresas internacionais e regularmente por auditores nacionais independentes. Para saber mais sobre como apadrinhar uma criança, acesse o link https://www.childfundbrasil.org.br/apadrinhe.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários