ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4/18/2019

Cabo Verde acolheu XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP


Os Ministros da Cultura, ou seus Representantes, dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estiveram reunidos na Cidade da Praia, ilha de Santiago, no dia 12 de abril de 2019.

O encontro ficou marcado com a realização de um debate, subordinado ao tema «Mercado Comum da Arte e da Cultura na CPLP», refletindo as vantagens e desafios de um espaço comum de troca de bens, serviços e pessoas, e a discussão das atividades a implementar durante o exercício da Presidência pro tempore cabo-verdiana da CPLP, nomeadamente, sobre as Capitais da Cultura da CPLP 2018-2020 – Cidade da Praia e Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago); a Bienal de Artes e Indústrias Criativas; a Feira do Livro do Autores; o Programa CPLP Audiovisual, o mapeamento dos eventos culturais dos Estados-membros; e a dinamização da página da Cultura da Organização.

E, ainda, no âmbito da Comissão de Património Cultural (CPC-CPLP), a promoção do desenvolvimento dos projetos: Atlas do Património Cultural; Rede de Museus; “Documenta Património”, disponibilizando documentação técnica virtual do património cultural da Comunidade; e de uma página no portal dedicada à CPC-CPLP.

O encontro ministerial envolveu, também, uma programação cultural, que contemplou visitas a monumento históricos e momentos culturais na Cidade da Praia e na Cidade Velha, consagradas oficialmente como “Capitais da Cultura da CPLP 2018-2020”. Recordemo-nos, que foi atribuída esta categoria às duas cidades, na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em julho de 2018, em Cabo Verde.

CIDADE DA PRAIA-CIDADE VELHA
Capitais da Cultura da CPLP 2018-2010

Os Chefes de Estado e de Governo da CPLP atribuíram a categoria de “Capitais da Cultura da CPLP 2018-2020” à Cidade da Praia e à Cidade Velha, em Cabo Verde.
Dia 12 de abril, na Ilha de Santiago, os ministros da Cultura dos Estados-membros da CPLP celebraram o ato.

CPLP apoia candidaturas da Morna e Cidade de Paraty
a património da UNESCO

A XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP decidiu apoiar as candidaturas da Morna, pela República de Cabo Verde, a Património Imaterial Mundial, e da Cidade de Paraty, da República Federativa do Brasil, a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

CPLP na web

Sem comentários:

Enviar um comentário