AICEP lança nova plataforma tecnológica Portugal Exporta

DO TEXTO: AICEP Portugal Exporta vai apoiar as empresas portuguesas a exportar mais.
AICEP lança nova plataforma tecnológica Portugal Exporta



Plataforma recorre a Inteligência Artificial para apoiar as empresas a exportar mais

O lançamento do primeiro pilar da Transformação Digital da AICEP, a nova plataforma “Portugal Exporta”, que vai apoiar as empresas portuguesas a exportar mais, decorreu esta manhã, em Aveiro, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. 

A nova plataforma tecnológica desenvolve novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e completamente customizados, indo ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa, tendo em conta o seu grau de maturidade para a internacionalização, sector de atividade e produtos. 

Como?

Através do recurso a Inteligência Artificial, a plataforma disponibiliza ferramentas com múltiplas facilidades: matching entre empresas e mercados, importadores e parceiros, indicação de oportunidades de negócio, ações comerciais e de capacitação, desenho de planos de ação de internacionalização à medida, diagnósticos de maturidade da empresa, sugestão de notícias, eventos e outros conteúdos relevantes, alertas para os prazos dos incentivos disponíveis. Será uma solução digital personalizada e fácil de utilizar, em modo de self-service.

A partir da recolha de um grande volume de dados (ex: empresas exportadoras, setores, mercados, empresas importadoras), com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo Machine Learning, e também Big Data, a “máquina” vai entregar informação, serviços e oportunidades de negócio com elevado nível de relevância para as empresas.

Os especialistas da AICEP farão um aconselhamento mais dirigido a cada empresa, criando novos produtos de forma contínua, sempre atualizados e adaptados às necessidades e contexto económico e empresarial, nacional e internacional.

Esta solução tecnológica tem vindo a ser desenvolvida em co-criação com as empresas, de modo a garantir que responderá em pleno às suas necessidades. O primeiro sector em foco foi o Calçado e, no prazo de um ano, todos os sectores da economia portuguesa estarão cobertos.

Objetivo: melhorar a qualidade do serviço prestado pela AICEP e trazer mais empresas para a internacionalização, contribuindo, assim, para o alargamento da base exportadora nacional.

“A Transformação Digital da AICEP foi pensada e trabalhada para e com as empresas. Acreditamos que a nova plataforma tecnológica é absolutamente state of the art e vai ter um impacto muito positivo na vida das empresas. Vai com certeza trazer resultados importantes ao nível do crescimento das exportações”, referiu o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques. 

Após o lançamento do Portugal Exporta, iremos lançar os restantes pilares da Transformação Digital da AICEP: um Portal dedicado ao Investimento, o Business Match Making, que ficou conhecido como o “Tinder” das Empresas, o Acelerador da Internacionalização Online (dedicado ao E-Commerce) e o Optimizador do Investimento, que sugere a localização recomendada para grandes projetos de investimento. Todas estas novas ferramentas decorrem de medidas Simplex, aprovadas pelo Governo.

Ø  A Plataforma estará disponível em: www.portugalexporta.pt

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários