Carlos Magno Nunes Barcelos explica experimento que deu a volta no tempo

DO TEXTO:

Cientistas russos usaram um computador quântico para voltar no tempo

Carlos Magno Nunes Barcelos comentou experimento em que cientistas russos aparentemente inverteram o fluxo de tempo em um experimento que realizaram em um computador quântico.

É improvável que a descoberta leve a uma máquina do tempo que funcione nas pessoas. Mas a equipe de físicos conseguiu restaurar o computador quântico público da IBM para o estado em que esteve apenas um momento antes, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature Scientific Reports - um resultado sutil, mas que pode ter implicações impressionantes para o futuro. de computação, física quântica e nossa compreensão do próprio tempo.

"Criamos artificialmente um estado que evolui em uma direção oposta à da flecha termodinâmica do tempo", disse Gordey Lesovik, físico quântico do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou que liderou o projeto de pesquisa, em uma imprensa publicada pela universidade. liberação .

Grande Scott
A equipe de Lesovik trabalhou com cientistas do Laboratório Nacional Argonne, em Illinois, para executar milhares de experimentos em um sistema quântico programado para reverter a flecha do tempo em um único elétron.

Depois de milhares de testes, os físicos conseguiram restaurar o estado anterior do computador quântico cerca de 85% do tempo, mas apenas se estivessem trabalhando com um sistema simplificado de dois qubits. Um computador quântico mais complexo, com três qubits, era caótico demais, e o experimento de inversão de tempo só funcionava 49% do tempo.

Assim como a pesquisa em teletransporte quântico não tem nada a ver com o transporte de pessoas, não há razão para ligar este estudo à noção de uma máquina que poderia viajar no tempo. Em vez disso, os cientistas esperam que seu trabalho ajude cientistas quânticos da computação a certificarem-se de que seu software está realmente fazendo o que deveria, chutando-o de volta no tempo e checando duplamente seu trabalho.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários