Concerto OLUKWEMBO "Herança Cultural" com Ndaka yo Wiñi | CCCP Luanda 28/02

DO TEXTO: O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS tem o prazer de acolher, no dia 28 de Fevereiro (5ª feira) pelas 19H00, o CONCERTO OLUKWEMBO (Herança Cultural) do músico, compositor e investigador cultural NDAKA yo WIÑI.

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS tem o prazer de acolher, no dia 28 de Fevereiro (5ª feira) pelas 19H00, o CONCERTO OLUKWEMBO (Herança Cultural) do músico, compositor e investigador cultural NDAKA yo WIÑI.     

NDAKA yo WIÑI, que em português significa “A Voz do Povo” nasceu no Lobito, Província de Benguela, em 1981. O contacto com a música surgiu na infância quando presenciava as cerimónias tradicionais na sua comunidade, com danças, ritmos e rituais que integram o património cultural “ovimbundo.

A partir de 2011, despontou no panorama musical angolano, de forma muito própria e original, extraindo de cada toque e som toda a mística espiritual oculta da música, que, em palco, se reflecte na performance corporal, assemelhando-se a um acto mágico-ritual, empunhando sempre a “cabaça mística”, que o identifica com a sua herança cultural.

Uma referência da sua geração, que há muito deixou de ser uma simples promessa para se transformar num dos mais interventivos e originais criadores musicais angolanos. 

Para além do português, inglês e umbundo, possui conhecimentos básicos de línguas nacionais, como kissolongo, fiote e kimbundo, o que lhe facilita a pesquisa de raízes etno-antropológicas nacionais. A partir delas, criou o projecto de concertos denominado “Lundongo no Lwandu- Ritmo Ancestral de Berço”, que já vai na sua 4ª edição.

Tem dado a conhecer a sua música em concertos intimistas ou com a sua banda, sobretudo em Angola. Já fez algumas incursões internacionais em diversos países, designadamente África do Sul, Brasil e Itália.

Foi vencedor do Prémio TOP RÁDIO Luanda 2016 e tem em preparação seu primeiro trabalho discográfico, denominado OLUKWUEMBO.

Nos dias 29 e 30 de Março próximo, NDAKA yo WIÑI vai representar Angola na “20ª edição do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo”, na África do Sul, conhecido como o melhor festival internacional de jazz da África Subsaariana. Aí, partilhará o palco com grandes nomes internacionais do jazz, como Richard Bona, Soweto Gospel Choir, Ntsika, Chaka Khan, entre outros.

O Camões/Centro Cultural Português, no quadro do seu desígnio de promover a arte e os artistas, patrocina o Concertos de NDAKA yo WIÑI, cedendo o seu espaço gratuitamente, apoiando a respectiva produção e divulgação, sem quaisquer contrapartidas. Disponibiliza-se ainda para apoiar a venda dos bilhetes, a partir de dia 19 de Fevereiro de 2019 (3ª feira), ao preço de 5.000,00 Kwanzas, nas horas normais de expediente:

§  De 2ª a 5ª feira: das 08H30 às 17H00
§  6ª feira: das 09H30 às 13H30
§  Sábado: das 09H30 às 12H30     

FLASH | ARTES AO VIVO COM: NDAKA YO WIÑI

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários