TOTY SA'MEDY ao vivo - 2 anos de "Ingombota" - CCCP Luanda 31/1 e 01/02

DO TEXTO:

TOTY SA’MED cantor, compositor e multi-instrumentista, um dos artistas de culto da Nova Música Angolana. As suas influências vão do Rock Psicadélico ao Jazz, mas iniciou-se na infância, na música africana. Cedo começou a produzir instrumentais de Rap, Kuduro e kizomba, mas a paixão arrebatadora pelos Sembas da geração N’Gola Ritmos e pela Música Popular Brasileira levaram-no a abandonar as experimentações musicais e a dedicar-se exclusivamente à guitarra.

TOTY SA’MED  é admirado e  celebrado pela nova geração de músicos angolanos, como Aline Frazão, Gari Sinedima e Selda, com quem colabora regularmente, mas também tem recebido o aplauso de nomes consagrados, como Paulo Flores e Filipe Mukenga. Este último convidou-o  para integrar a sua Banda, quando  regressou aos palcos. Foi convidado para celebrar, no palco, a vida e obra de André Mingas e para fazer uma serenata ao patriarca Ruy Mingas, nas suas bodas de ouro.

Em 2015, a convite da cantora brasileira Natasha Lerena integrou o concerto a 3 vozes do Festival Back&Back no Rio de Janeiro, juntamente com Aline Frazão. Dos concertos realizados em Lisboa, destaca-se o espectáculo “Carta Branca”, no Centro Cultural de Belém. Em Lisboa, cruzou o seu trabalho com o de Sara Tavares  e de José Eduardo Agualusa, no tema que dá título ao álbum “Moura” da fadista Ana Moura, que o convidou para abrir o seu concerto no Olympia em Paris.

Em 2016, criou a empresa discográfica, “Musseke Records” e regressou ao Semba. Gravou e editou “Ingombota”, cuja produção partilhou com Kalaf Epalanga Buraca Som Sistema). Este seu primeiro trabalho discográfico, com um registo intimista de guitarra e voz, transparecem  influências que vão de  Bonga do “Angola 72” a Djavan e Caetano Veloso de “Araçá Azul”.

Em 2017, participou no “Festival Raízes do Atlântico”, na Ilha da Madeira  e no “MA Scène Nationale” em Montbéliard”, em França.

Ainda em 2017,  foi premiado “Músico do Ano” pela Revista Jovens da Banda e nomeado para o Top Rádio Luanda. Participou no disco de Sara Tavares com o tema “Brincar ao Casamento” da sua autoria, conjuntamente  com Sara Tavares e Kalaf Epalanga.  No final de 2017, foi convidado pela artista britânica Joss Stone para integrar a sua Total World Tour, que, em Angola, interpretou em dueto  o tema “Zakukina Neme” (“vem dançar comigo”.

Em 2018, realizou uma série de concertos em várias cidades de Angola, com a jovem cantora compositora Nayela, participou na peça de teatro “Conversas no Céu” de Valdano Lukizaia e abriu o concerto de Salvador Sobral (vencedor do Prémio Eurovisão 2017) no EDP Cooljazz em Cascais. 

SOBRE OS CONCERTOS DE DIAS 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro no CAMÕES

No primeiro concerto, dia 31 de Janeiro de 2019 (5ª feira), TOTY SA’MED actuará a solo (sem banda), explorando as potencialidades do artista, também como multi-instrumentista, numa performance que contará com loops e efeitos sonoros.  Será apresentado um vasto repertório, designadamente temas do seu disco “Ingombota”, alguns temas inéditos da sua autoria e outros do cancioneiro angolano.

No segundo concerto, dia 1 de Fevereiro de 2019 (6ª feira), TOTY SA’MED actuará com a artista NAYELA.

NAYELA  participou, em 2015 no Primeiro The Voice África (The Voice Angola), gravado na África do Sul.  Tem feito vários espectáculos em Angola e na África do Sul , surpreendendo com a suavidade da sua voz e habilidade com a guitarra. Participou no Festival da Canção da LAC,  merecendo o aplauso da crítica.

NAYELA recebe a influência e inspiração em Paulo Flores, Aline Frazão, Elis Regina,  Tom Jobim, Caetano Veloso, Beyonce e Jorge Ben.  

AQUISIÇÃO DE BILHETES

O CAMÕES, no quadro do seu desígnio de apoiar a Cultura e os artistas,  disponibiliza o seu espaço (Auditório Pepetela) e os seus recursos técnicos e humanos,  sem qualquer contrapartida, permitindo, assim, aos Artistas assegurar  a produção do seu espectáculo.

Disponibiliza ainda as suas instalações para venda dos bilhetes para o CONCERTO, que estarão à venda no Camões/Centro Cultural Português, a partir de dia 23 de Janeiro de 2019,  ao preço de 3.000 Kwanzas (dia 31 de Janeiro) e 4.000,00 Kwanzas (dia 1 de Fevereiro), nas horas de expediente:

- De 2ª a 5ª feira: das 08H30 às 17H00
- 6ª feira: das 09H30 às 13H30
- Sábado: das 09H30 às 12H30    

Para mais informações contactar os terminais:
- 943 587 147
- 937 965 067
Email: icamoes.ccluanda@gmail.com
camoes.centroculturalportugues@gmail.com 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários