JANA LINHARES leva obra de Nelson Cavaquinho ao palco do Sérgio Porto

DO TEXTO:

Show de lançamento de "Perto da Lua", segundo disco da cantora carioca, acontece dia 15 de dezembro, sábado, com a participação de Nei Lopes

"Nelson, mesmo em sua época, era moderno. Falava com grande lirismo das angústias e sentimentos mais profundos da alma humana". 
Tulio Feliciano

O encontro da tradição do samba com o som contemporâneo. Assim orbita "Perto da Lua", uma homenagem à obra de Nelson Cavaquinho. O segundo álbum da cantora Jana Linhares, disponível nos aplicativos de música e em CD, tem as participações de Fillipe Catto, Humberto Araújo, Marlon Sette, Nei Lopes, Nicolas Krassik, Pretinho da Serrinha, Rafael Rocha e Vulgue Tostoi e foi lançado pelo selo NOMAD, em parceria com a Som Livre. Simultaneamente foi liberado o clipe da música "A Flor e o Espinho". O show de estreia acontece dia 15 de dezembro, sábado, às 20h30, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, com a participação de Nei Lopes.

"Olhar para a obra de Nelson Cavaquinho é olhar para a condição humana, para a luta interna entre luz e sombra, amor e desamor, vida e morte… 'Perto da Lua' é o sentimento da dor que nos aproxima, mas também da luz que cura, da solidão que exila - e que também une a todos que vivem nas margens", explica Jana Linhares. No palco, ela vai ser acompanhada por Rodrigo Campello (arranjos, programações e guitarra), Alberto Continentino (baixo) e Marcos Suzano (percussão).

Produzido por Rodrigo Campello e com direção artística de Tulio Feliciano, o disco tem nove faixas e foi gravado por um time formado por Humberto Araújo (sopros), Jr. Tostoi (guitarra), Marcello H (voz), Marcelo Vig (bateria), Marcos Suzano (percussão), Marlon Sette (trombone), Pretinho da Serrinha (percussão), Rafael Rocha (bateria, timbau e sintetizadores), Rodrigo Campello (baixo, guitarra, violão, sintetizadores, sampler, bateria eletrônica, cavaquinho, Air FX e arpeggiator), Nicolas Krassik (violino) e Sacha Ambak (sintetizadores).

Rodrigo Campello explica que a escolha de repertório procurou realçar, na voz de Jana Linhares, o quão brasileira e universal pode ser a música de Nelson Cavaquinho. "Abrimos uma grande janela de conexões sonoras, uma oportuna abordagem que se utiliza das sonoridades presentes no universo natural do samba, com maior ênfase nos sentimentos contidos nos textos e melodias desse grande compositor, nas sonoridades eletrônicas convivendo com sons acústicos processados, criando assim, uma atmosfera densa e pesada sobre suas letras por vezes soturnas, por vezes humoradas, por vezes fatalistas", conta. Para Tulio Feliciano, o novo e o velho são um só: "Esse projeto pretende mostrar ao público de hoje o quanto o tradicional e o contemporâneo podem andar juntos; que o eletrônico e o analógico se misturam e que podemos falar da tradição de forma moderna", diz o diretor artístico.

Jana Linhares acrescenta que buscou ser fiel às melodias e letras, usando como base as gravações originais de Nelson Cavaquinho. Outro ponto importante foi a escolha por temas importantes para o artista, como amor, dor, morte, solidão, Deus e até alegria. "Cantar um projeto sobre Nelson é uma imensa janela que se abre - tanto para fora, para o universo vasto e inexplorado, como para dentro, para os infinitos sentimentos, imagens, estados da alma que sua obra descreve e representa", conclui a cantora.  

SERVIÇO
SHOW JANA LINHARES - LANÇAMENTO DO ÁLBUM 'PERTO DA LUA'
Part. Especial: Nei Lopes
Data: 15/12/2018 (sábado)
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 163 - Humaitá (entrada pela Rua Visconde de Silva, s/nº)
Horário do show: 20h30
Tel.: (21) 2535-3846 / 2535-3927
Capacidade: 130 lugares
Classificação etária: livre

INGRESSOS
R$ 40 (inteira) / R$20 (meia-entrada)*
Bilheteria: de quinta a segunda, das 17h às 21h

* Cariocas e/ou moradores da cidade do Rio de Janeiro, com comprovante de residência, pagam meia-entrada. É necessário apresentar, no ato da compra: RG comprovando o local de nascimento (para cariocas)  ou RG e comprovante de residência (moradores da cidade do Rio). 

Venda Online: bit.ly/ShowPertoDaLua 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários