ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

12/14/2018

CCB | 150: Mozart & Schostakovich > concerto de lançamento do álbum duplo


Concerto de lançamento do duplo álbum
com a Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas 
de Dmitri Schostakovich

150: Mozart & Schostakovich
pelo DSCH – Schostakovich Ensemble
Filipe Pinto-Ribeiro piano e direção artística
Corey Cerovsek violino
Adrian Brendel violoncelo

PROGRAMA

1ª parte
Dmitri Schostakovich Trio com Piano n.º 1 Poema op. 8
Wolfgang Amadeus Mozart Trio com Piano K 564
Dmitri Schostakovich Sonata para Violoncelo e Piano op. 40

2ª parte
Wolfgang Amadeus Mozart Sonata para Violino e Piano K 303
Dmitri Schostakovich Trio com Piano n.º 2, op. 67

Comentários ao concerto por Filipe Pinto-Ribeiro
Sessão de autógrafos após o concerto

150 Anos separam os nascimentos de dois dos maiores génios da História da Música – Mozart (n. 1756) e Schostakovich (n. 1906) – e o Schostakovich Ensemble apresenta um concerto que coloca em contraponto a música destes dois grandes compositores. Trata-se do concerto de lançamento do duplo álbum com o qual o DSCH – Schostakovich Ensemble inaugura a sua discografia e que contém a primeira gravação mundial da Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas de Dmitri Schostakovich. O álbum foi gravado no Centro Cultural de Belém, é editado pela editora francesa Paraty e distribuído internacionalmente pela PIAS Harmonia Mundi.

O DSCH - Schostakovich Ensemble é considerado um dos agrupamentos mais estimulantes do panorama europeu e reuniu, para esta gravação e para este concerto, músicos extraordinários como o violinista canadiano Corey Cerovsek, o violoncelista inglês Adrian Brendel e o fundador e diretor artístico do Ensemble, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro. A afinidade e cumplicidade artística dos músicos nesta gravação são reforçadas pelos instrumentos utilizados e que serão também tocados neste concerto: os extraordinários violino e violoncelo construídos pelo que é considerado o melhor luthier de todos os tempos, Antonio Stradivarius, e o piano Steinway & Sons de Filipe Pinto-Ribeiro.

Este concerto no CCB segue-se ao concerto de lançamento em Paris, no dia 15 de dezembro, no Grand Salon des Invalides, e serão interpretadas algumas das obras-primas incluídas neste álbum monográfico dedicado a Schostakovich, juntamente com obras de Wolfgang Amadeus Mozart – um contraponto imperdível num concerto único!

Sem comentários:

Enviar um comentário