(Quase) Toda uma Vida > Anabela Mota Ribeiro conversa com Adriano Moreira | CCB 25/11


(Quase) Toda uma Vida
Anabela Mota Ribeiro conversa com Adriano Moreira
CCB . 25 de novembro . 17h . Pequeno Auditório 

Adriano Moreira, transmontano, nasceu há 96 anos. Advogado, político, professor. Licenciou-se em Direito em 1944. As ciências políticas e as relações internacionais são desde sempre áreas privilegiadas do seu estudo, magistério e ação pública. Político, foi ministro do Ultramar entre 1961 e 1963, deputado do CDS e presidente do partido em diferentes períodos depois de 1974. Tem uma obra vasta, recebeu numerosas distinções em Portugal e no estrangeiro, ocupou cargos importantes; é, como diz, «doutor em não sei quantas coisas».

Disse numa entrevista: «Nasci numa família muito pobre. Sei muito bem como é que vivem os pobres.  O que fiz [politicamente] não obedece à esquerda ou à direita. Obedece à escala de valores que aprendi em criança. Uso muitas vezes a expressão: os valores são o eixo da roda. A roda corre todas as paisagens. O eixo acompanha a roda, mas não anda.»

Desde 2015 integra o Conselho de Estado. Vai trabalhar todas as manhãs para o seu gabinete na Academia das Ciências, a dois passos do liceu onde estudou.

O (Quase) Toda uma Vida é um ciclo de grandes entrevistas de vida a personalidades diversas, conhecidas e marcantes da vida portuguesa no último século, da responsabilidade de Anabela Mota Ribeiro, com periodicidade mensal.
Enviar um comentário

Comentários