Os Antunes - Dr. José Maria e Major João Maria

DO TEXTO:

Há coisas do arco-da-velha e que, na maioria dos casos, não acreditamos que aconteçam. Mas não é bem assim. Como sempre digo, o mundo é pequeno.

Ora, em Angola, na minha comissão de serviço passei por dois batalhões, o primeiro dos quais o Bat. Caç. 471. Neste batalhão, já saído do norte e aquartelado na Bela Vista (sul), o Tenente-Coronel Joaquim Esteves Correia, comandante do mesmo, foi substituído pelo Major João Maria Antunes, o irmão do Dr. José Maria Antunes que foi selecionador nacional de futebol em 1966, na campanha de Inglaterra onde Portugal logrou um honroso terceiro lugar. A seleção dos “Magriços”.

O Major João Maria Antunes gostava de futebol e sempre que eu ia dirigir um jogo militar (era árbitro), o comandante gostava de me acompanhar. Aproveitava para tomar umas cervejinhas aos finais de semana, mas só bebia Nocal por ser amigo de Portugal. Quem bebia Cuca, e segundo ele, era amigo da UPA (terroristas).

Volvidos muitos anos, nas Bodas Diamante da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, deslocaram-se à Terceira várias figuras nacionais para participarem em colóquios, um deles o Dr. José Maria Antunes. Na manhã do jogo entre a seleção de veteranos da ilha Terceira e o Clube de Portugal (veteranos), conversei com o Dr. José Maria Antunes no Hotel de Angra e falei-lhe do irmão, das nossas saídas aos finais de semana nos jogos que eu ia dirigir, militares e jogos distritais sob a égide da Provincial de Angola. O homem ficou muito sensibilizado por ter encontrado em solo açoriano um ex-militar que esteve com o seu irmão em Angola. E digam lá que o mundo não é pequeno... 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários