ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

10/17/2018

CCB | Venezuela > Ohad Naharin / Batsheva Dance Company | 31 Out. e 1 Nov. no Grande Auditório


Venezuela
BATSHEVA DANCE COMPANY
OHAD NAHARIN, coreografia


CCB  •  31 outubro e 1 novembro  •  21h00  •  Grande Auditório


****

A divisão do espetáculo em duas partes idênticas, ainda que diferentes, engana a memória e leva-nos a questionar sobre o significado da composição.


Os bailarinos brilhantes da Batsheva não serão facilmente esquecidos.


****

Em Venezuela, Ohad Naharin põe uma vez mais em evidência a qualidade técnica dos seus bailarinos com uma coreografia cujo sentido de composição radica numa fisicalidade extenuante, em que o ritmo e a complexidade dos movimentos criam momentos inesquecíveis. Venezuela encena a conflitualidade e o diálogo entre corpos, mas também entre culturas, como muito simbolicamente os lenços brancos que surgem no início da peça se transformam, com o uso das cores, em variantes da bandeira da Palestina. Ao utilizar como banda sonora cantos eclesiásticos na primeira parte, com a luz a iluminar o palco e, no segundo segmento da coreografia, o rap de The Notorious B.I.G. e música árabe, Ohad remete-nos para um contexto sociocultural (e político) específico que aos olhos do coreógrafo ainda encerra sinais de esperança.


TEASER DO ESPETÁCULO:
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil