ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6 de setembro de 2018

A literatura de horror e mistério, analisada pelo escritor Raphael Montes, no SescTV

Foto: Piu Dip

O autor carioca discute o tema no dia 10/9, segunda-feira, às 21h

Amada por uns e rejeitada por outros, a literatura de horror e mistério é discutida pelo escritor Raphael Montes, no episódio inédito Pactos Sinistros - Literaturas de Horror e Mistério, da série Super Libris, exibida pelo SescTV. O autor de literatura policial analisa e critica a forma como esse gênero literário é produzido e é visto atualmente no Brasil. Com direção do cineasta José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 10/9, segunda-feira, às 21h (assista também em sesctv.org.br/aovivo). 

Raphael nasceu no Rio de Janeiro e completará 28 anos de idade no próximo dia 22. Aos 20, destacou-se com o suspense policial Suicidas (2012) e, três anos depois, seu conto de terror O Vilarejo ganhava a simpatia do público jovem. Em 2014 lançou Dias Perfeitos, romance traduzido em mais de 20 países, e, em 2016, publica Jantar Secreto. Além disso, escreve roteiros para cinema e televisão.

Raphael comenta que a literatura policial brasileira é feita de maneira underground há muitos anos, e os poucos autores que se consolidam nesse gênero literário sentem vergonha de assumir que o fazem. Ele também critica o fato de alguns autores tratarem a literatura policial e de terror como algo menor. “É como se não fossem literaturas que merecem ser discutidas nos periódicos, ser chamadas às feiras literárias e nem estarem entre os finalistas dos prêmios”, elucida. Para Raphael, existem a literatura popular e a alta literatura e, como acontece com frequência no exterior, deveria haver uma mistura desses dois estilos.

O escritor carioca também esclarece que não gosta da distinção que fazem ao definirem literatura de horror como sendo a ligada ao sobrenatural, como monstros, e a de terror, ao psicológico e ao medo. “Em geral, acredito que se há elementos sobrenaturais é terror e se não há, é suspense psicológico”, explica.

Além da entrevista principal, Raphael Montes participa dos quadros: Pé de Página, no qual mostra seu espaço de trabalho e fala como e porque escreve; e Primeira Impressão, onde indica O Homem do Avesso; Um Lugar Incerto; O Exército Furioso; e O Homem dos Círculos Azuis, livros da escritora francesa Fred Vargas, que traz literatura policial e de terror.

O episódio contempla ainda os quadros: Orelhas, que apresentada a biografia do escritor uruguaio Horácio Quiroga, que mescla literatura fantástica e de terror em  suas narrativas; Prefácio, com Dolores Prades, consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que sugere a obra infantil Tenho Medo, do colombiano Ivar Da Coll, traduzida por ela para o português; Quarta Capa, no qual a youtuber Vevs Valadares comenta o livro Noite na Taverna, do paulistano Álvares de Azevedo;  e Epígrafe, quadro novo da segunda temporada da série Super Libris. Nele, a produtora cinematográfica Sara Silveira, fala sobre a adaptação que fez, para o cinema, do livro Escaravelo do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida.

Sobre a série Super Libris:

Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série é formada por 52 episódios em sua primeira temporada e 26, na segunda, todos com 26 minutos de duração, que traz entrevistas com escritores e apresenta curiosidades presentes na criação de livros. Em sua primeira temporada, foram entrevistados, com exclusividade, autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Os novos episódios trazemBernardo Ajzenberg, Marcelo Rubens Paiva, Chico Buarque, Pepetela, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Cintia Moscovich, João Paulo Cuenca, Ângela Lago, que morreu em outubro de 2017, entre outros.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 

SERVIÇO:
Super Libris
Pactos Sinistros - Literaturas de Horror e Mistério
Estreia: 10/9, segunda, às 21h
Reapresentações: 11/9, terça, às 9h e às 17h; 12/9, quarta, às 13h30; 14/9, sexta, às 9h30 e 17h30; 16/9, domingo, às 6h; e 17/9, segunda, às 16h.
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 27' 

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Super Libris - Pactos Sinistros - Literaturas de Horror e Mistério

Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis