01 Set - Dornelas do Zêzere - Concertos nas Aldeias do Xisto
06 Set - Coimbra - Praça 8 de Maio "Noites de Verão no Coração da Cidade"
07 Set - Ponte de Lima - "Feiras Novas"
08 Set - Coimbra - Parque Manuel Braga
15 Set - Bélgica (Gant) - "Festival Odegand"
21 Set - Ourique - Cine-Teatro de Ourique
28 Set - Dinamarca (Copenhaga) - Holmens Church
29 Set - Suécia (Estocolmo) - Musikaliska
30 Set - Suécia (Gotemburgo) - Haga Church
De Coimbra com Amor
"Quem chega e pousa o olhar sobre a colina sagrada, atravessando as águas do Mondego, vencida a ponte de Santa Clara, encontra uma cidade intemporal, tão antiga como a língua portuguesa a que deu forma e espalhou pelas sete partidas do mundo.
A língua que é, ainda, um dos nossos mais valiosos patrimónios.
A língua em que Camões escreveu “Os Lusíadas”. Coimbra e a sua música são a capital do amor em Portugal.
O Fado Ao Centro nasceu para ser garante e âncora desta tradição com raízes fundas e sólidas, dando-lhe a forma presente e anunciando um futuro a haver.
No espetáculo que os seus músicos propõem, está toda esta tradição, mas está também o presente e o futuro da alma coimbrã, única e sem tempo. Em palco, o espírito a que os músicos se entregam é o da verdadeira, da genuína serenata de Coimbra. Onde querem encontrar-se com todos quantos vierem ouvi-los."
Músicos
João Farinha - voz
Luis Barroso - guitarra
Hugo Gamboias - guitarra portuguesa
Luis Carlos Santos - viola
O Fado ao Centro - Casa de Fado
Com um rigoroso processo de seleção, no Fado ao Centro atuam apenas os melhores músicos da cidade de Coimbra, estudantes e antigos estudantes. Todos os dias do ano, sem exceção, espetáculo de Fado de Coimbra ao vivo às 18h00.
Em 2013 o jornal Inglês "THE GUARDIAN" distingue Fado ao Centro como um dos 15 locais de “Visita Obrigatória” em Portugal.
O Fado ao Centro é um local de passagem obrigatória de músicos e personalidades de todo o mundo que visitam Coimbra! Na senda do imparável trabalho cultural que tem estado a ser promovido pelo Fado ao Centro, encontram-se diversas edições exclusivas de Livros, CD´s e DVD´s, relacionadas com o Fado de Coimbra.
É igualmente possível, visitar por marcação a “Oficina de Construção de Instrumentos” do Fado ao Centro, onde trabalha em permanência o conceituado e estudioso Luthier “Eduardo Loio”, que lecciona cursos de construção de instrumentos (Guitarra Portuguesa, Viola, Cavaquinho, Bandolim) e está a preparar com especial empenho o “Curso de construção da Viola Toeira”.
Para quem quiser assistir aos espectáculos aconselha-se sempre a reserva antecipada, e poderá apenas visitar o local:
A partir das 10h da manhã há sempre músicos no local, onde se pode trocar impressões, experiências, fazer perguntas sobre o Fado de Coimbra, sobre a Guitarra Portuguesa... e, quem sabe, ouvir um Fado de Coimbra ao vivo num ensaio que esteja a decorrer!
O Fado de Coimbra assumiu-se como estilo único na música tradicional portuguesa.
No Fado ao Centro, em apresentações diárias e intimistas, espetáculos feitos por músicos talentosos, também eles nascidos na tradição da academia, propõem a todos esta experiência rara.
Em palco, o amor genuíno por uma música, uma cidade e uma tradição assente em raízes centenárias, toca almas e corações de todos os que entram e se deixam encantar pela sonoridade única das vozes e das guitarras.
Durante a tarde, para um encontro breve, uma conversa ou para assistir a um ensaio ao vivo, prepare-se para um espetáculo que encerra a história e o mistério da música que revela a alma de Coimbra.
Na Rua do Quebra Costas, centro histórico que é o coração da cidade, ao visitar a Casa Fado ao Centro descobre-se a magia do Fado de Coimbra.
João Farinha - voz
Luis Barroso - guitarra
Hugo Gamboias - guitarra portuguesa
Luis Carlos Santos - viola
Website
Comentários
Enviar um comentário