Ultima semana da exposição de Paulo Miranda na Galeria Monica Filgueiras

DO TEXTO:
Pintura em técnica mista (pigmento natural e colagem) sobre lona 80X160

GALERIA MONICA FILGUEIRAS INAUGURA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PAULO MIRANDA

O artista plástico Paulo Miranda terá mostra individual em São Paulo e apresentará 15 pinturas em técnica mista sobre lona de médios e grandes formatos na Galeria Monica Filgueiras, na rua bela cintra 1533 - São Paulo SP. A exposição será inaugurada no dia 21 de junho, às 19h, e fica em cartaz até o dia 21 de julho.

Considerado hoje pela critica especializada de Minas como “um dos mais importantes artistas plásticos mineiros em atividade”, Paulo Miranda já soma mais de 30 anos de dedicação diária ao seu trabalho em artes plásticas. Fruto da “Geração 80”, Miranda construiu sua própria trajetória utilizando o papel, a lona e o pigmento natural como base para o desenvolvimento de sua obra, sempre fiel ao material escolhido.

A Exposição “Ruídos e Silêncio”, apresentada na Galeria Monica Filgueiras, evidencia a preferência do artista pelos tons mais frios. São pinturas que lidam mais com tragédia, com o soturno e com a melancolia das coisas e discute a diversidade do mundo. Partindo dos resíduos dinâmicos desgastados pelo tempo e encontrados pelo artista em objetos e espaços diversos, como muros, tapumes e paredes, Paulo Miranda, num jogo de construir e destruir, realiza suas pinturas de um modo muito particular. Do resultado destas pesquisas nascem superfícies de grande riqueza matérica e grande sensibilidade, marcadas pela tensão entre ordem e caos e repletas de informação que nos remete a uma aridez impressa nessas superfícies desgastadas.

Segundo o historiador Rodrigo Vivas: "Para Miranda, a técnica e a forma ganham força na ação, no enfrentamento com os materiais, no processo de sedimentação. Não existe um plano ou uma teoria antecedentes à ação que se materializa em sua obra, podendo ser associadas às produções de artistas como Soulages e Alberto Burri".

Foi aluno de desenho e pintura dos artistas Hélio Siqueira, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Shirley Paes Leme, Alex Cerveny, entre outros e já realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Nasceu em Adamantina SP e atualmente reside e tem seu atelier em Uberaba MG

Flutuações da paisagem

Paulo Miranda propõe uma pintura de paisagem que estabelece um duplo movimento: ela se constrói e se deixa construir. As telas sugerem algo e, em igual medida, nos provocam a imaginar outras. Diante desses horizontes abertos, de dimensões heróicas e atmosferas brumosas, somos levados a perceber formas que mais nos interrogam do que afirmam. O que vemos pode mudar diante de nossos olhos.

Estamos em território com uma das marcas definidoras do nosso tempo: a incerteza. Temática que Miranda emprega na pintura, meio paradoxalmente dos mais persistentes, que de imediato nos entrega a única certeza que teremos: estamos diante de uma obra competente, em que o autor revela pleno domínio do ofício aliado à alta voltagem poética.

Em outra série de telas da mostra, há paisagens interiores protagonizadas por cadeiras, índices de espera, ausência e solidão. São trabalhos de construção gráfica que transbordam para a palavra e também confluem para a incompletude. Desmemórias flutuando em fragmentos, saídas de páginas, paredes e muros, aderidas a nós e daí projetadas no espaço e não mais na epiderme das coisas que as contiveram.

Esta exposição reafirma Paulo Miranda como um dos valores mais sólidos do atual panorama artístico de Minas Gerais.
Angélica de Moraes
Crítica de arte e curador
SERVIÇO:
Exposição Individual Paulo Miranda, na Galeria Monica Filgueiras
Abertura: dia 21 de junho, às 19h
Período: de 21 de junho a 21 de julho de 2018
Galeria Monica Filgueiras – Rua Bela Cintra, 1533 São Paulo SP - Brasil
(11) 3082-5292 / 3081-9492

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários