Eclipse lunar mais longo do século com ‘Lua de Sangue’ ocorre hoje à noite

DO TEXTO:
'Lua de Sangue' já podia ser vista esta madrugada no bairro de Vila Industrial, na zona Leste de São Paulo; o eclipse, porém, deve começar às 16h30 (Heitor Feitosa/VEJA.com)

O fenômeno será observável em todo o Brasil e terá duração de uma hora e 43 minutos; parte leste do país poderá ver eclipse total
 

Da Redação

Os observadores já podem se preparar: o eclipse lunar mais longo do século deve acontecer na noite de hoje (27) com direito a um fenômeno especial, conhecido como “Lua de Sangue”, em que o astro vai aparecer com uma coloração avermelhada no céu. Haverá uma hora e 43 minutos de eclipse e o espetáculo poderá ser visto em todo o Brasil.

O que cada pessoa vai observar, porém, depende da posição geográfica. Em São Paulo, a Lua já começou a adquirir uma cor mais vermelha nesta madrugada, mas o fenômeno deve se intensificar quando o astro voltar a surgir no fim da tarde. Toda a porção leste do Brasil, incluindo estados como Rio de Janeiro e Bahia, deve ver um eclipse total, com a Lua nascendo já na fase em que está 100% encoberta pela sombra da Terra. Na parte oeste do país, porém, o eclipse será apenas parcial e uma meia-lua luminosa poderá ser vista no céu.

Horários

O eclipse total, para quem puder vê-lo, começa às 16h30 e termina às 18h13 (no horário de Brasília), mas a Lua só vai nascer depois das 17h15, com o horário exato dependendo do estado em que o observador está. Isso significa que os primeiros 45 minutos, no mínimo, não serão visíveis em nenhuma parte do país, uma vez que o horário de término do evento é o mesmo para todas as regiões.

Em São Paulo, por exemplo, a Lua se tornará visível às 17h39, restando 34 minutos de espetáculo. No Rio de Janeiro, ela deve aparecer um pouco antes, às 17h26, e permanecer eclipsada por mais 47 minutos. Já a capital que terá mais tempo para admirar o fenômeno será Recife, onde a Lua vai aparecer às 17h15, totalizando 58 minutos do evento (para saber os horários exatos segundo a localização do observador, confira o mapa abaixo).

Enquanto o céu ainda estiver claro, pode ser que a visualização não seja tão boa, mas a recomendação dos astrônomos é que as pessoas fiquem de prontidão olhando para o horizonte, a leste.

Quando o eclipse total terminar, a Lua deve começar a sair da sombra mais escura (conhecida como umbra). Isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. É nessa hora que o astro entra na sombra mais clara projetada pela Terra (chamada penumbra) e deve permanecer assim até as 20h29.



Horários que a lua nasce

CIDADE                 HORA
Recife                  17h15
Campo Grande       17h18
Vitória                 17h18
Natal                   17h19
Salvador              17h22
Rio de Janeiro       17h26
Rio Branco            17h29
Belo Horizonte       17h34
Fortaleza             17h36
São Paulo            17h39
Florianópolis         17h46
Curitiba               17h47
Brasília                17h57
Manaus               18h06
Belém                 18h21

Como observar

A dica dos especialistas para aproveitar o fenômeno é sempre procurar um local em que seja possível observar o horizonte sem muitos obstáculos, como prédios e construções. “Para a Lua, não existe nenhuma restrição”, afirma o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Pode ser observada a olho nu, por se tratar de um astro imensamente brilhante, ou com binóculos e telescópios.”

O ideal, sempre que alguém deseja observar algum fenômeno astronômico, é procurar um local sem muitas luzes, indica o especialista. Quanto mais escuro, melhor.

Um bônus para os observadores é que, no mesmo dia do eclipse, Marte estará bem próximo da Lua e aparecerá no céu com brilho máximo logo no início da noite. Segundo o Observatório Nacional, outros planetas que estarão visíveis a olho nu são Vênus, a oeste; Júpiter, bem no alto do céu; e Saturno, a leste.


Lua de Sangue

A “Lua de Sangue”, por sua vez, nada mais é do que o nome informal que o astro recebe durante esse tipo específico de fenômeno, devido à cor avermelhada que adquire.

Quando o eclipse lunar acontece, a Terra está posicionada exatamente entre a Lua e o Sol. Isso faz com que nosso planeta projete sombras na Lua conforme os astros vão se movimentando, e a coloração vermelha que o satélite adquire é resultado da incidência dos raios solares nos gases da atmosfera terrestre.

Se nosso planeta não tivesse atmosfera (como é o caso da própria Lua, de Mercúrio e de outros planetas e satélites espaço a fora) esse espetáculo celeste não seria possível. Da mesma forma, a “Lua de Sangue” só acontece durante eclipses lunares, totais ou parciais.


Eclipse de lua cheia


No eclipse lunar, a Terra fica exatamente entre a Lua e o Sol. Os raios solares incidem no globo e projetam uma sombra que é dividida em duas regiões: a umbra e a penumbra. A umbra é a parte em que o bloqueio da luz do Sol é total; já a penumbra é o trecho, acima ou abaixo da umbra, em que a luminosidade é apenas restrita. (Roberto Bockzo/Divulgação)

In eclipse-lunar-mais-longo-do-seculo
----------------------------------------------

Lua de Sangue e Oposição de Marte no mesmo dia


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários