Valter Hugo Mãe reflete sobre a influência brasileira em suas obras literárias

DO TEXTO:
Escritor luso-angolano Valter Hugo Mãe é convidado do 'Conversa com Bial' (Foto: TV Globo)

No 'Conversa com Bial', o escritor português fala sobre as diferenças da língua portuguesa e dá detalhes sobre seu amor pelo Brasil

Por Gshow, Rio de Janeiro

relação entre Brasil e Portugal tem muitos paradoxos quando o assunto é cultura. Assim como nossas músicas e novelas são apreciadas e reverenciadas há décadas pelos portugueses, a literatura que vem do lado de lá do oceano ganha cada vez mais adeptos aqui. E um dos responsáveis por esse fenômeno é o escritor português nascido em Angola Valter Hugo Mãe. No Conversa com Bial desta segunda-feira, 25/6, um dos nomes mais renomados da literatura atual refletiu sobre as influências brasileiras em suas obras e as diferenças na língua portuguesa.

Quem também conversou com Pedro Bial foi a escritora brasileira Tatiana Salem Levy, que se lançou na literatura em Portugal. Confira!



Escritor luso-angolano Valter Hugo Mãe é convidado do 'Conversa com Bial' (Foto: TV Globo)

Xodó luso dos leitores brasileiros


Valter Hugo Mãe fala sobre seu fascínio pela cultura brasileira

"Uma das razões do meu fascínio pela cultura brasileira tem a ver com a língua, que é mutante.”


Língua portuguesa


Falando sobre a língua portuguesa, Pedro Bial questionou o escritor sobre o pouco uso da palavra "bunda" fora do Brasil.

“A gente entende (quando alguém diz 'bunda'), mas é uma palavra que referencia ao Brasil. É curioso que a palavra é oferecida ao Brasil pela Angola, mas ela significa em Portugal uma coisa brasileira", explica.

Escritor pop

Além de escrever, Valter Hugo Mãe tem outras habilidades artísticas como cantar, desenhar, apresentar programa de televisão. Um "escritor pop", nas palavras de Bial.

Valter Hugo Mãe afirma que se incomoda com rótulo de escritor pop


“Eu me incomodo (com essa definição) porque não me vejo como capaz de fazer essas coisas, é como se pertencessem a certo absurdo da minha vida. Não me sinto à vontade fazendo essas coisas."

“Não estou muito convencido de que a gente viva outra vez e eu tenho muita gana de experimentar as coisas. Devemos correr riscos. Esse adiamento e inibição a que as pessoas se entregam as impedem de realizar sonhos ou de criar conexões, amizades, relações fortes com outras pessoas.”


Letras minúsculas

“Tinha essa ansiedade para o estabelecimento de uma democracia vocabulária em que as palavras pudessem solicitar do leitor a decisão de uma importância. Mas tem muito a ver com pensamento. Não pensamos com maiúsculas, não há sinais.”


Ponto final

“É uma das curiosidades que eu tenho: saber como no futuro a literatura vai corresponder. Estas novas gerações são as que mais escreveram e mais escrevem na história da humanidade.”


Projeto literário

“Eu tenho uma relação com a arte que é de uma necessidade primária. A arte existe, a cultura existe para que sejamos humanos. Sem isso somos só corpos tentando sobreviver.”

“Eu estou muito convencido que o sentido da vida está no outro. A humanidade é um conceito coletivo. Implica na relação, implica ao encontro com o outro.”


Flip 2011


Valter Hugo relembra participação na Flip 2011 e fala da importância do Brasil para ele.

“Minha geração foi profundamente marcada pela cultura brasileira, que entrou em esplendor em um Portugal conservador. Há figuras brasileiras que são paternais.”

 
Leitores


“Eu sou muito obstinado a escrever. Um pouco doentio. Os livros são espontâneos porque eu não aceito tanto fazer revisões. Eu preciso que a versão do livro que vença pareça como um contínuo.”


Escritores Valter Hugo Mãe e Tatiana Salem Levy falam sobre a relação entre Brasil e Portugal no programa desta segunda-feira, 25/6 (Foto: TV Globo)

Brasil x Portugal

Tatiana Salem Levy fala sobre a relação entre Brasil x Portugal no meio literário

“No Brasil, há alguns autores portugueses que criaram algum público muito efetivo. Em Portugal isso não corresponde aos autores brasileiros.”


A brasileira Tatiana Salem Levy se lançou na literatura em Portugal (Foto: TV Globo)

“Acho que existe uma resistência do português de ler o brasileiro.” (Tatiana Salem Levy)

“Portugal tem uma forma poética de ver o mundo.” (Tatiana Salem Levy)

Amor ao Brasil

Valter Hugo Mãe fala sobre amor ao Brasil e os desafios de enfrentar tempos sem esperanças.


“O ponto mais trágico de uma comunidade é quando as pessoas já não conseguem sequer ter o direito à esperança. Dificuldades todos vão passar, a vida vai reservar coisas terríveis a todos nós, mas ver aquela ideia de que um dia tudo vai ser melhor é fundamental para a nossa sobrevivência."

“O grande desafio, e talvez a grande possibilidade, de mantermos a esperança é a fé. Por isso, a possibilidade de esperarmos dos outros uma excelente conduta é fazermos o esforço pra mantermos a nossa conduta impoluta.”


In valter-hugo-mae
Valter Hugo Mãe | Conversa com Bial | Completo


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários