TIM ativa rede comercial de internet das coisas em Minas Gerais

DO TEXTO:

A cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí é a primeira do país a ter acesso à tecnologia

Minas Gerais, 22 de junho de 2018 – Demonstrando mais uma vez o seu pioneirismo e inovação, a TIM é a primeira operadora no mercado brasileiro a ativar na sua rede comercial 4G a funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT). A plataforma permite viabilizar a oferta de soluções de Internet das Coisas (IoT), utilizando a frequência 700 MHz. A primeira cidade a ter acesso à tecnologia é Santa Rita do Sapucaí, em MG, onde está localizado o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), parceiro da operadora junto com a Ericsson, para o desenvolvimento de soluções em IoT para cidades inteligentes.

“Este é um passo muito importante para a TIM ao sermos os primeiros a disponibilizar uma plataforma que vai possibilitar a criação de diversos serviços de Internet das Coisas voltados a princípio para cidades inteligentes. Com esta primeira ativação, nos colocamos no papel de facilitadora para o desenvolvimento desta gama infinita de soluções que vão influenciar cada vez mais a vida de todos nós. Escolhemos a tecnologia NB-IoT por ser um padrão adotado mundialmente e que, aplicada na frequência de 700MHz, amplia até 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além do baixo consumo de bateria, com duração de 5 a 10 anos, o que é fundamental para aplicações de IoT”, explica o vice presidente de tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

Outra vantagem para a TIM ao utilizar o NB-IoT na faixa de 700MHz é a ampla cobertura hoje da operadora no Brasil, hoje com 1.000 cidades que já estão aptas à utilizarem a plataforma. Até 2020, serão mais de 4.000 municípios operando nesta faixa e que podem ser contemplados com soluções de IoT, de acordo com as novas parcerias da operadora no país.

O objetivo da TIM é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas). As aplicações estão ligadas neste momento a soluções para cidades inteligentes, como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes. 

A rede 4G da TIM vem sendo preparada como uma plataforma para todos os tipos de serviços, inicialmente com a banda larga móvel, passando pela internet fixa com a tecnologia WTTx (acesso fixo), além do VoLTE, serviço de voz sobre a rede de tecnologia de quarta geração e, agora, para soluções de cidades inteligentes por meio da plataforma NB-IoT.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca –  “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários