O futuro do designer gráfico e digital será apresentado no IED-SP

DO TEXTO:

O festival conta com a presença de grandes profissionais para palestras, workshops e exposições para refletir sobre imagem, tecnologia e design no século XXI. 

São Paulo, junho de 2018 - O IED (Instituto Europeo di Design) de São Paulo apresenta a 2ª edição do GIF, festival de Interações, Design e Comunicação, com uma série de atividades interativas gratuitas para o público mergulhar no universo gráfico digital.


O Festival GIF – uma alusão ao formato de interação gráfica – reunirá uma intensa programação, aberta a todos os públicos. O pátio será ocupado por experiências interativas e o público poderá jogar o premiado jogo nacional de psicodrama musical Game Distortions, ou viver uma experiência de um guerreiro nórdico no jogo de realidade virtual Viking Days, e interagir com a Incrível Caixa de Areia criando topografias projetadas em tempo real, além de assistir aos documentários em realidade virtual do artista multimídia Tadeu Jungle, entre outros projetos interativos.

Para abrir o evento, Patrícia Weiss, Chairwoman da Branded Content Marketing Association (BCMA South America), falará sobre “Imagem e tecnologia nas narrativas visuais”. E para encerrar, haverá um show da banda Julia and The Boys. Completando a programação, terão os workshops e espaços “mão na massa” com diferentes propostas: grafite, iluminação para audiovisual, fotografia de celular e degustação de impressão com a HP Sprokcet, colagem e vídeo mapping, caligrafia e encadernação na inauguração da sala do papel Fedrigoni.

O Festival GIF propõe algumas questões: Quais as mudanças na profissão do designer do século XXI? Como as tecnologias influenciam e transformam conteúdos e experiências? Como a comunicação imagética influencia comportamentos?

Inscreva-se gratuitamente e não perca essa tarde de inovação: ied.edu.br/gif

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

AUDITÓRIO 

14h | Abertura 
Patrícia Weiss 
“Imagem e tecnologia nas narrativas visuais”
Chairwoman da Branded Content Marketing Association (BCMA South America); Head de Branded Content & Entertainment strategy na ASAS.

15h30 | IEDTalks 
SXSW 2018: Homem x Máquina, com Rodrigo Buldrini 
Diretor de arte da marca Época Negócios, da editora Globo. 
Ilustração digital, com Indio San
Trabalha como diretor associado da Santa Transmedia, é professor de design gráfico e digital no Istituto Europeo de Design (IED/SP) e também é ilustrador e diretor de arte freelancer. 
O papel do designer na construção de cidades mais colaborativas, com Carla Link
Trabalha como consultora de inovação e design. 
Atualmente está à frente da Talking City, empresa de design focada em desenvolver ecossistemas de inovação e governo aberto e é consultora do Pátio Digital - área de inovação aberta da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Professora do IED São Paulo.
Realidade virtual e aumentada, com Rawlinson Terrabuio
Cofundador e CEO da BEENOCULUS empresa brasileira, líder do mercado de soluções para realidade virtual na América Latina.


16h30 | Mesa de encerramento 
Design do futuro, futuro do designer
Mediador: Luiz Félix 
Participantes: Bruno Macedo e Letícia Pires 

RECEPÇÃO
14h às 19h 
Exposição de GIFs animados com curadoria do ilustrador e animador Daniel Grizante. 

PÁTIO
14h às 19h | Mostra de experiências interativas
Curadoria Eliane Weizmann 
Thiago Girello - Game Distortions - é um jogo de aventura musical com gameplay e narrativa inovadores onde uma garota faz uma jornada por um vale surreal feito de memórias de uma relação passada.
VRMonkey- Game Viking Days - é uma série de desafios de mini-jogos usando controladores de movimento VR para imergir o jogador em muitas atividades diárias de um guerreiro nórdico.
Tadeu Jungle- documentários Rio de Lama (curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG) e Fogo na Floresta em VR (primeiro documentário em realidade virtual, realizado no Xingu – que apresenta o cotidiano de uma aldeia dos índios Waurá)
Monica Rizzoli - Corpos são paisagens- nesta instalação o usuário coloca-se dentro do espaço interno do IED/SP e interage com o ambiente. Um self é produzido e impresso em tempo real, transformado a projeção do corpo do usuário em parte da paisagem local.
Alexandre Gonzales - A Incrível Caixa de Areia - instalação interativa de mapeamento topográfico e simulação hidrográfica em tempo real
Heitor Loreiro- instalação interativa que cria um padrão visual do participante e do entorno usando processing.
Grupo aMuDi - Levante (bandeiras) - instalação com imagem projetada que muda de acordo com a quantidade de pessoas com celulares conectados.
Bruno Macedo - Jogo What if - jogo de exploração coletiva de futuros alternativos

15h às 18h | Salas de Experiências
Rafael Kamada - Grafiti
Fábio Ranzani - Experiências de iluminação para audiovisual
Alexandre Gonzales- Criação com colagem para projeção mapeada nos arcos do IED
Taís de Aquino - Técnicas de fotografia com celular- com parceria da HP- degustação da impressora HP Sprocket
Inauguração da Sala do papel Fedrigoni com: Luiz Masse e Paula de Freitas - Caderno de ideias e carimbos; Silvia Cavalcanti - Caligrafia no papel e parede

19h | Encerramento
Show da banda Julia and The Boys

SALAS DE AULA E LABS

SERVIÇO: Festival GIF
Data: 16 de junho de 2018, das 14h às 19h
Local: Istituto Europeo di Design São Paulo
Endereço: Rua Maranhão, 617, Higienópolis – São Paulo
Informações: 11 3660 8000
Entrada e atividades gratuitas
Inscrições: ied.edu.br/gif

Sobre o IED

O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e ex-presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.
Possui sedes atualmente na Itália, em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha, em Madri e Barcelona; e no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. E, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários