Guerra e Paz estreia na TV Brasil

DO TEXTO:

Em meio à Copa do Mundo na Rússia, a TV Brasil exibe a minissérie “Guerra e Paz” (“War and Peace”), produzida pela rede britânica BBC. Com cenários e figurinos de época luxuosos, a minissérie é uma adaptação da obra homônima de Leon Tolstói sobre a invasão das tropas napoleônicas à Rússia. A série vai ao ar de segunda a quinta, a partir do 18 de junho, às 23h15, na TV Brasil.

Em oito capítulos, a série acompanha os círculos da aristocracia russa enquanto o conflito do império com Napoleão Bonaparte se intensifica. É nesse cenário que Pierre Bezukhov (Paul Dano), filho ilegítimo de um nobre e motivo de chacota na alta-sociedade, inesperadamente se torna um dos homens mais ricos do país ao ser reconhecido pelo pai moribundo. O rapaz então se torna alvo do interesse do príncipe Vassily Kuragin (Stephen Rea), que quer casá-lo com sua filha, Hélène (Tuppence Middleton).

O problema é que Pierre está apaixonado por Nastaha (Lily James), filha de dois aristocratas decadentes, o que dá início a um complicado enredo amoroso permeado por interesses e tradições. Escrita por Andrew Davies  e dirigida por Tom Harper, a produção britânica se aproxima das novelas com seus romances impossíveis, suas intrigas palacianas e uma vilã para odiar.

A produção da BBC é em escala épica: as cenas de batalha são grandiosas, os figurinos são sofisticadíssimos, e o elenco traz ainda nomes consagrados como Gillian Anderson (“Arquivo X”), Jim Broadbent (“Game of Thrones”),  Brian Cox (“Deadwood”), e Lily James ("Downton Abbey"), entre outros.

Na época do lançamento de "Guerra e Paz", em 2016, a imprensa russa fez críticas à série da BBC por inserir na trama uma cena de incesto (que não aparece na obra original) e cenas de sexo.

Sinopse do capítulos de "Guerra e Paz"

Episódio 1 - segunda, dia 18, às 23h15

Rússia, 1805. O exército de Napoleão Bonaparte invadiu a Áustria, desenhando-se a guerra com a Rússia. Toda a sociedade russa aristocrática está abalada - exceto Pierre Bezukhov, que admira a política do imperador francês. Pierre é um pária na sociedade, e o filho ilegítimo de um dos homens mais ricos da Rússia. Mas agora que o pai está perto da morte, os seus parentes conspiradores disputam a sua fortuna - esperando que Pierre não fique com com nada.

O amigo mais querido de Pierre, o príncipe Andrei Bolkonsky está animado com a guerra com Napoleão e a possibilidade de ir combater na linha da frente. Outra grande amiga de Pierre é Natasha Rostova - uma bela e animada jovem ansiosa por conhecer o mundo. Quando vê o amor entre o irmão Nikolai e a namorada de infância Sonya, é inspirada pela primeira vez com pensamentos românticos.

Episódio 2 - terça, dia 19, às 23h15
 
 
O exército russo está seguro depois do sucesso em Schon Grabern, que mantém os franceses na baía. Andrei e Nikolai estão animados para contar histórias da sua participação, antes de perceberem que os aguarda uma terrível batalha. O próprio czar, confiante na vitória, vem para a Áustria para comandar as tropas. Mas o general Kutuzov está preocupado que Napoleão esteja preparando uma armadilha.

Na Rússia, Natasha e a sua família esperam por notícias de Nikolai. Pierre, já casado com Helene, esforça-se por manter a sua vida conjugal. O príncipe Vassily regressa para casar o filho Anatole. Viajam para conhecer a irmã de Andrei, Marya que é tentada pela perspetiva inesperada de romance, mas o seu pai não está convencido das intenções de Anatole.

Episódio 3 - quarta, dia 20, às 23h15
 
 
Pierre trava um duelo com Dolokhov. Helene aproveita a sua ausência para se voltar a inserir na sociedade e considera um novo relacionamento emocionante. Andrei, entretanto, está deprimido e cheio de remorsos. Seguindo o conselho do pai, constrói uma casa no campo e desliga-se do mundo - até que um encontro inesperado lhe oferece uma segunda oportunidade.

Na casa Rostov, em Moscou, luta-se para controlar os gastos. Natasha fica surpresa com os avanços de um pretendente inesperado e pergunta se alguma vez vai encontrar o amor verdadeiro. Sonya também é confrontada com uma proposta, enquanto Nikolai deixa um amigo indigno de confiança levá-lo por um caminho perigoso. Segue para voltar para o exército - mas quando um tratado de paz é assinado com Napoleão, forjando uma aliança entre os russos e os franceses, o seu futuro parece menos seguro.

Episódio 4 - quinta, dia 21, às 23h15


Andrei está apaixonado, mas o pai é contra o casamento com Natasha e insiste num longo noivado para os manter separados. Natasha fica muito feliz quando Andrei a pede em casamento, mas fica desolada com a decisão de adiar o enlace. Distrai-se passando o tempo na propriedade rural dos Rostov, caçando e saboreando a vida campestre de Moscou. Mas quando regressa à sociedade de Moscou, a tentação cruza o seu caminho, e testa o seu amor por Andrei.

O romance de Nikolai com Sonya também está sob pressão. A Condessa Rostov quer que o filho case com uma noiva rica. Ela tem uma nova candidata em mente com uma enorme fortuna. Anna Mikhailovna também está à procura de uma herdeira para casar com Boris - embora ele esteja mais preocupado em subir na vida. O seu benfeitor involuntário é Pierre, cada vez mais deprimido com o seu fracasso em encontrar sentido para a sua vida. Marya também está infeliz com a mudança do cruel comportamento do pai para pior.

Episódio 5 - segunda, dia 25, às 23h15
 
 
Napoleão ultraja o imperador russo ao cruzar a fronteira e marchar com seu exército em direção a Moscou. Em seu caminho fica a propriedade rural do príncipe Bolkonsky, que não está preparado para deixar os franceses passar sem lutar.  Marya fica chocada ao ser colocada em perigo. Longe da ação, Nikolai vê chances de glória quando seu caminho se cruza com um estranho em perigo.

Episódio 6 - terça, dia 26, às 23h15
 
 
Andrei descobre a traição de Natasha. Ele não a perdoa e resolve se vingar do rival. Natasha fica doente e Pierre é encarregado de cuidar dela. Ele se esforça para manter seus sentimentos sob controle. Inseguro de seu lugar no mundo, ele escolhe se juntar a Andrei na véspera da batalha. Quando os dois enormes exércitos se encontram, Pierre é lançado em uma luta até a morte para salvar Moscovo e Rússia.

Episódio 7 - quarta, dia 27, às 23h15
 

Napoleão marcha com seu exército até Moscou. Enquanto o caos se instala, os Rostovs vêem que estão em perigo e correm para fazer as malas e partir antes da chegada das tropas francesas a Moscou. Natasha fica surpresa ao saber da identidade de um de seus companheiros de viagem e descobre que finalmente tem uma chance de fazer as pazes. Sonya sofre pressão da condessa para fazer um grande sacrifício pela  sua família.

Episódio 8 - quinta, dia 28, às 23h15
 

Meio louco depois de sua experiência de batalha, Pierre tenta acabar com o ataque de Napoleão de uma vez por todas. Mas é feito prisioneiro. À medida que o inverno rigoroso se aproxima,  ele testemunha horrores e atos de bondade que vão mudar sua visão de vida para sempre. Napoleão tem que tomar uma decisão importante. Os personagens espalhados pela Rússia são obrigados a enfrentar a morte e as dificuldades à medida que o impacto da guerra chega aos lares. 

SERVIÇO:
Guerra e Paz - segunda a quinta, às 23h15, na TV Brasil

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários