Grão Pará (SC) recebe mais de 350 pessoas para o 10º Ciclo de Conscientização

DO TEXTO:
Iro Schünke abriu evento em Grão Pará

Município catarinense abre a série de seminários programados para 2018, que também acontecerão em Paulo Frontin (PR), Bela Vista do Toldo (SC), Passo do Sobrado (RS), São Lourenço do Sul (RS) e Itaipulândia (PR).

Junho 2018 – Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o 10º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Mais de 350 pessoas, entre produtores de tabaco, autoridades locais, agentes de saúde, diretores de escola e líderes de comunidade, participaram do evento realizado na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, em Grão Pará, Santa Catarina.

Segundo Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, “a educação da criança e adolescente é primordial para o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, para a sustentabilidade e continuidade do nosso negócio”. Para Schünke, projetos como este são essenciais para reforçar a mensagem de conscientização sobre o tema, pois incentivando os estudos, cria-se oportunidade de crescimento para a sociedade como um todo. Outra discussão importante se deu em torno da saúde e segurança dos produtores rurais. “Precisamos também nos atentar aos cuidados com trabalhadores envolvidos na lavoura, pois eles são primordiais na cadeia produtiva”.

 
A proteção da criança e do adolescente foi tema de um vídeo, em formato de perguntas e respostas, com a participação do procurador aposentado pelo Ministério Público do Trabalho, Dr. Veloir Dirceu Fürst, e da advogada e socióloga, Dra. Ana Paula Motta Costa, que abordaram os principais pontos sobre este assunto tão importante para o setor.

Os seminários atendem aos acordos firmados perante o MTP-RS e MTP-Brasília e acontecem desde 2009, atingindo mais de 20 mil pessoas em 50 municípios produtores de tabaco. Para o Vice-Presidente da Afubra, Marco Antônio Dornelles, “nosso compromisso como o segundo país produtor de tabaco e o maior exportador do mundo é promover o trabalho integrado entre empresas e produtores para que cada vez mais informações relacionadas ao setor sejam divulgadas”. Dornelles reforça que são temas de extrema importância e exigidos pela legislação, além de necessários para manter o bem-estar e qualidade do trabalho. “O produtor tem que ter consciência da importância que estas ações refletem em suas vidas em primeiro lugar”, complementa.

O vice-prefeito de Grão Pará, Ademir Bonetti, reforça que o tabaco está interligado à história dos produtores locais e que o trabalho infantil ainda está relacionado à uma questão cultural de valorização do trabalho. A cidade possui cerca de 660 produtores rurais que produzem em média mais 3,5 mil toneladas de tabaco ao ano em aproximadamente 1,230 hectares de área plantada.



10º Ciclo inicia em Grão Pará com mais de 350 pessoas

SAÚDE SEGURANÇA DO PRODUTOR

A programação seguiu com as informações do Dr. NikoTino sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos, bem como sobre a utilização da vestimenta de colheita. O vídeo educacional destacou também temas como: somente utilizar agrotóxicos registrados, de acordo com a receita agronômica; manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos; durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos, sempre utilizar os EPIs; não permitir a aplicação de agrotóxicos por menores de 18 anos, idosos e gestantes; armazenar os agrotóxicos em lugares feitos de material resistente, chaveado destinado somente para esse fim, com acesso restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los; não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim; realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxico, utilizando EPIs; sinalizar áreas recém tratadas com agrotóxicos cm placa específica para este fim; usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para a colheita; evitar colher o tabaco quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho; dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita; ficar atento durante o desponte, o carregamento e a cura/secagem das folhas. Assista ao vídeo completo “O Mundo do Dr. NikoTino”

RÁDIO FASCINAÇÃO


Peça teatral Rádio Fascinação

O tom lúdico do evento ficou por conta da peça teatral Rádio Fascinação, encenada pelo grupo de atores de Santa Cruz do Sul (RS), Espaço Camarim, que também interagiu com o público. Jovens aprendizes egressos do curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, participaram da apresentação. Iniciativa do SindiTabaco e de suas empresas associadas para oportunizar qualificação aos jovens rurais, o curso faz parte do programa de Aprendizagem Profissional Rural. Saiba mais sobre o Instituto Crescer Legal


O mundo do Dr. Niko Tino

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários