CCB - Garagem Sul | Programação de Julho

DO TEXTO:

CCB - Garagem Sul [Exposições de Arquitetura]
JULHO
Inauguração | 10 de julho às 19:00
Building Stories.Histórias Construídas
de vylder vinck taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon
Curadoria
Rodrigo da Costa Lima e Amélia Brandão Costa

Histórias Construídas debruça-se sobre aquilo que, na arquitectura, não é óbvio à primeira vista: é uma exposição sobre como a arquitetura é produzida e construída. Apesar do processo de construção ser apenas um dos aspetos do edifício, é utilizado como leitmotif desta exposição, permitindo entender a arquitetura na sua complexa globalidade. Histórias Construídas oscila entre a escala territorial e a dimensão individual, acompanhando o imaginário do arquiteto. Projetos realizados, pontos de viragem ou simples anotações e desejos dos ateliers de arquitetura de vylder vinck taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon são apresentados como expressões vivas de um universo mais amplo.



Uma Praça no Verão
Inauguração | 10 de julho às 19:00


A Praça de Verão este ano é uma experiência arquitetónica. Uma combinação de duas salas a céu a aberto definidas por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas, que se interpõem no atravessamento da praça atual. Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema. Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo. Uma instalação cuja imposição no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitetónica.

Autoria do atelier Promontório.
Uma parceria com a Amorim Isolamentos
Entrada Livre



Murray Grigor
13 de Julho a 7 de Setembro | Sextas-feiras | 21:30 | Entrada livre

Murray Grigor é um realizador escocês cuja produção cinematográfica tem privilegiado a arquitetura como protagonista. Entre séries televisivas, documentários e filmes promocionais, as suas obras dialogam com nomes maiores da arquitetura, desde Charles Rennie Mackintosh a John Lautner, passando por Robert Adams e Frank Lloyd Wright. Tendo como cenário Uma Praça no Verão, os seus filmes irão trazer arquitetura aos ecrãs do CCB.

13 julho
Infinite Space: the Architecture of John Lautner (2008) | 91 min.

27 julho
Sean Connery´s Edinburgh (1983) | 29 min.
The Hand of Adam (1975) | 34 min.

10 agosto
The Architecture of Frank Lloyd Wright (1983) | 61 min.

24 agosto
Sir John Soane: an English Architect, an American Legacy (2005) | 62 min.
In Search for Clarity, 1995 | 45 min.

7 setembro
Cumbernauld (1977) | 45 min.
Space and Light Revisited (2009) | 20 min.
Turn End: The Architecture of Peter Aldington, (2017) | 48 min.
Entrada Livre



Aberto para Obras
Visitas à exposição e à cidade

Uma cidade é um estaleiro a céu aberto, nunca está pronta. Lisboa não é excepção e, à preservação e encanto pelo passado, sobrepõe-se a tarefa incessante de construir. Apesar de se pressentirem as formas e os resultados do que será o edifício completo, uma obra é um lugar transitório, um espaço muito diferente daquele que será quando a construção se concluir e for finalmente habitada. A partir da exposição Histórias Construídas, em que o cheiro a cimento fresco se sente na Garagem Sul, este programa de visitas à exposição e à cidade oferece um olhar cruzado entre o discurso dos arquitectos e a experiência física de obras em construção na cidade.

14 julho / 10:30 / Cidade
Visita ao edifício Santos Design, por Nuno Mateus, ARX.

21 julho / 10:30 / Cidade
Visita ao Empreendimento Prata, por Carlos Ruas, RPBW/CPU.

15 setembro / 17:00 / Garagem Sul
Visita à exposição por Ricardo Bak Gordon

22 setembro / 10:30 / Cidade
Percurso pela cidade em transformação por Rui Mendes

29 setembro / 17:00 / Garagem Sul
Visita à exposição por Amélia Brandão Costa e Rodrigo da Costa Lima.
Comprar



Atividades de Verão
Playtime. Cinema e Arquitetura
23 a 27 julho

A mútua influência entre o cinema e a arquitetura será o tema das atividades para crianças nestas Férias de Verão, onde iremos explorar as potencialidades dos cenários cinematográficos como laboratórios de espaços visionários, fantásticos, históricos ou místicos. No verão, a Garagem Sul irá tornar-se num estúdio de cinema onde será possível criar cenários e realizar filmes.
Idade > 7 a 13 anos
Comprar

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários