23/6 Reestreia 'A Falecida' com o Grupo Gattu

foto Claudinei Nakasone

Grupo Gattu, indicado ao 3º Prêmio Shell de inovação reestreia a montagem:
A Falecida
Texto: Nelson Rodrigues | Direção Eloísa Vitz
Dia 23 de junho, no Teatro do Sol
Espetáculos Gratuitos

“Com eficiente talento, esta representação honra o teatro brasileiro” – Folha Opinião

“Trabalho competente com excelente utilização espaço cênico. Elenco afiado” – José Cetra Filho (crítico da APCA)

* * *  “Atuações afiadas numa caprichada produção” – Revista Veja

Eloísa Vitz, que já dirigiu 5 peças de Nelson Rodrigues, volta ao dramaturgo com a história de Zulmira, uma mulher obcecada pela ideia da própria morte e que planeja  um enterro de luxo para compensar sua vida suburbana.

A montagem do espetáculo “A FALECIDA” rendeu ao Grupo Gattu as indicações ao VI Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, o grupo foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação; Destaque na Categoria Melhor Projeto do Blog do Arcanjo e o Prêmio ZesCar de Melhor Acolhimento.

Comemorando 18 anos, o Grupo Gattu volta à bem sucedida pesquisa das obras de Nelson Rodrigues e estreou, em junho de 2017, o espetáculo “A FALECIDA”.   O pedido do público por conta do enorme sucesso no ano anterior traz novamente a peça aos palcos do Teatro do Sol, com espetáculos gratuitos aos sábados e domingos, até o final de julho.

As outras incursões do Grupo Gattu ao universo rodrigueano lhes renderam o convite para os festivais Ibero Americano de Teatro (com “Viúva, porém honesta”, em 2009, e “Boca de Ouro”, em 2011), de Curitiba (“Dorotéia”, em 2010) e São José dos Campos (“A Serpente”, em 2012), a participação no Festival Agosto 100 Nelson (com “Boca de Ouro” e “A Serpente”, em 2012) da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, além de figurarem entre os melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo pela Revista Bravo e Revista Veja.

 foto Claudinei Nakasone

“A FALECIDA” é uma obra ousada, emocionante e cheia de humor mordaz. Assombrada pela moral e fascinada por uma ideia fixa de morte purificadora, Zulmira percorre funerárias planejando seu próprio enterro com pompas e cerimônias. A fim de se igualar a castidade de sua prima, desafia sua família e contraria seu marido, um homem desempregado e igualmente fanático, mas por futebol.

Esta montagem foi contemplada com a “IV Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo”. O Grupo Gattu  sentiu-se honrado com este prêmio da Secretaria Municipal de Cultura que contempla trabalhos cujas pesquisas são referências para a cultura do país. “Seguimos com orgulho o trabalho de elevar a memória do nosso maior dramaturgo trazendo aos palcos sua obra repleta de humor cáustico, provocação e sensualidade” comemora Eloísa Vitz, que também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil. 

foto Claudinei Nakasone

A Falecida
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Eloísa Vitz
Assistente de Direção: Miriam Jardim
Elenco: Eloisa Vitz, Miriam Jardim, Daniel Gonzales, Laura Vidotto, Mariana Fidelis, Lilian Peres, Rodrigo Vicenzo e Jailton Nunes.
Ator convidado: Darson Ribeiro
Estreou: dia 25 de abril de 2017
Nova Temporada: de 23 de junho a 29 de julho.
Sessões aos sábados às 21h e domingos às 20h.
Crédito das fotos: Claudinei Nakasone
Recomendação: 16 anos
Duração: 80 minutos
Cenário e Figurino - Heron Medeiros             
Iluminação - Newton Saiki
Capacidade: 60 lugares
Temporada gratuita
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Local: Teatro do Sol
Rua Damiana da Cunha, 413 - Santana.
Telefone: 11. 3791.2023

Sobre o Grupo

O Grupo Gattu atua há 18 anos na cidade de São Paulo trazendo ao público a excelência artística pautada na pesquisa cênica. Ao longo deste tempo, dezenas de espetáculos foram montados. O humor, a presença do essencial, os efeitos surpresa, o dinamismo, a inovação criativa e o rigor estético, estão sempre presentes em suas encenações. O Grupo Gattu tem como meta a formação de plateia, acessibilidade, e a democratização da cultura e da arte, através de espetáculos que dialogam diretamente com seu público.

Em 2017 o Grupo Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação pela intensa atividade artística em diálogo direto com a plateia da Zona Norte; Destaque na Categoria Melhor Projeto do Blog do Arcanjo pela constante formação de público na Zona Norte de São Paulo; Prêmio ZesCar de Melhor Acolhimento; Indicação ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante. Ganhou a 4ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para Cidade de São Paulo.

Leia mais: http://www.gattu.com.br/

Sobre Eloisa Vitz

Eloisa Vitz é diretora e atriz do Grupo Gattu há 18 anos. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. É Bacharel em Direito e Letras e Pós- Graduada em História da Arte. Também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil.

Como atriz, destacou-se no grupo TAPA com os seguintes espetáculos: “As Viúvas”, de Artur Azevedo, sob direção de Sandra Corvelone; “Contos de Sedução”, de Guy de Maupassant; “A Importância de Ser Fiel”, de Oscar Wilde, e “Camaradagem”, de August Strindberg (premiado como melhor espetáculo pela APCA 2007, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte), todas sob direção de Eduardo Tolentino.

À frente do Grupo Gattu realizou entre outros, os espetáculos: “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/ 2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011),“Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012); “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017). São de sua autoria os textos das peças  “Rapunzel” (2012/2013/2014) – indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013),  “Reino” (2014) - vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7,  “Reino 2” (2015), “Amor” (2015) , “Cinderela” (2016),  “Fortuna”(2016) e “Graça” (2017).
Enviar um comentário

Comentários