/* Estilo universal para vídeos responsivos */ .video-wrapper { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .video-wrapper iframe, .video-wrapper object, .video-wrapper embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; } /* Título principal do bloco de vídeo */ .titulo-video { text-align: center; font-weight: bold; font-size: 1.1em; margin: 1em 0 0.5em 0; font-family: Verdana, sans-serif; } /* Títulos clicáveis dos vídeos/playlists */ .videoTitle { text-align: center; cursor: pointer; color: blue; text-decoration: underline; margin: 10px 0; } -->
O artista plástico Paulo Miranda terá mostra individual em São Paulo e apresentará 15 pinturas em técnica mista sobre lona de médios e grandes formatos na Galeria Monica Filgueiras, na rua bela cintra 1533 - São Paulo SP. A exposição será inaugurada no dia 21 de junho, às 19h, e fica em cartaz até o dia 21 de julho.
A Exposição “Ruídos e Silêncio”, apresentada na Galeria Monica Filgueiras, evidencia a preferência do artista pelos tons mais frios. São pinturas que lidam mais com tragédia, com o soturno e com a melancolia das coisas e discute a diversidade do mundo. Partindo dos resíduos dinâmicos desgastados pelo tempo e encontrados pelo artista em objetos e espaços diversos, como muros, tapumes e paredes, Paulo Miranda, num jogo de construir e destruir, realiza suas pinturas de um modo muito particular. Do resultado destas pesquisas nascem superfícies de grande riqueza matérica e grande sensibilidade, marcadas pela tensão entre ordem e caos e repletas de informação que nos remete a uma aridez impressa nessas superfícies desgastadas.
Segundo o historiador Rodrigo Vivas: "Para Miranda, a técnica e a forma ganham força na ação, no enfrentamento com os materiais, no processo de sedimentação. Não existe um plano ou uma teoria antecedentes à ação que se materializa em sua obra, podendo ser associadas às produções de artistas como Soulages e Alberto Burri".
Foi aluno de desenho e pintura dos artistas Hélio Siqueira, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Shirley Paes Leme, Alex Cerveny, entre outros e já realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Nasceu em Adamantina SP e atualmente reside e tem seu atelier em Uberaba MG.
Flutuações da paisagem
Estamos em território com uma das marcas definidoras do nosso tempo: a incerteza. Temática que Miranda emprega na pintura, meio paradoxalmente dos mais persistentes, que de imediato nos entrega a única certeza que teremos: estamos diante de uma obra competente, em que o autor revela pleno domínio do ofício aliado à alta voltagem poética.
Em outra série de telas da mostra, há paisagens interiores protagonizadas por cadeiras, índices de espera, ausência e solidão. São trabalhos de construção gráfica que transbordam para a palavra e também confluem para a incompletude. Desmemórias flutuando em fragmentos, saídas de páginas, paredes e muros, aderidas a nós e daí projetadas no espaço e não mais na epiderme das coisas que as contiveram.
Esta exposição reafirma Paulo Miranda como um dos valores mais sólidos do atual panorama artístico de Minas Gerais
SERVIÇO:
Exposição Individual Paulo Miranda, na Galeria Monica Filgueiras
Abertura: dia 21 de junho, às 19h
Período: de 21 de junho a 21 de julho de 2018
Galeria Monica Filgueiras – Rua Bela Cintra, 1533 São Paulo SP - Brasil
(11) 3082-5292 / 3081-9492
http://www.monicafilgueiras.com.br
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis