Nívea Magno apresenta o espetáculo “Terra” no Espaço Sérgio Porto

DO TEXTO:
Nivea Magno por Stess Panissi

Com Arthus Fochi (violão), Arruda Flow (Percussão), Luizinho Alves (Baixo)

A cantora e atriz Nívea Magno apresenta “Terra”, seu primeiro trabalho autoral, no dia 25 de maio (sexta-feira), às 20h30, em show no Espaço Sérgio Porto. Além de composições próprias, Nívea interpreta canções de Arthus Fochi, e de seu avô, o multiartista brasileiro Carlos Magno, convidado especial da noite.

“Terra” é uma imersão entre o urbano e rural, entre o contemporâneo e o tradicional. É o eco de uma ancestralidade exprimindo uma nova voz. O repertório da noite conta com onze faixas, dentre elas as três canções que compõem o EP “Terra” (2017): “Chão”, “Morte e Vida” e “Medieval”.

Nivea Magno por Stess Panissi

Ao lado do percussionista Arruda Flow, do baixista Luizinho Alves e do compositor e violonista Arthus Fochi, Nívea mistura sua sonoridade tipicamente brasileira a influências latino-americanas. Aos 85 anos, Carlos Magno divide o palco com sua neta, trazendo de volta ao público composições que o tempo revela cada vez mais urgentes. Através deste diálogo entre gerações, Nívea exprime uma música permeada por memórias e afetos com seu chão e sua gente.

O espetáculo contará com a direção musical construída em parceria por Arthus Fochi e Rafael Lorga, a direção artística a cargo do Bernardo Lorga e a direção de movimento por conta da Rafaela AmoDeo.

Nívea Magno e o EP “Terra”

Atuante como professora de canto e militante da cultura popular no país, Nívea Magno faz sua estreia no cenário musical brasileiro com o EP “Terra”. As três faixas da gravação transportam o engajamento pela justiça social da artista que, entre ritmos regionais brasileiros e influências afroameríndias, traça diálogos sobre a luta pelo solo. O lançamento foi pelo selo e gravadora Cantores del Mundo.

O compacto tem a direção musical de Arthus Fochi, que também assinou a produção ao lado de Guilherme Marques. Amigo de longa data, Fochi dirigiu a canção “Morte e Vida”, que trata poeticamente da terra enquanto entidade feminina. A canção tem como base a execução acelerada, característica das regiões latinas e do ritmo joropo. Em seguida, os dois trabalharam nas outras duas faixas.

Nivea Magno por Stess Panissi

Ouça “Terra”:
 
Multiartista brasileiro, nascido em 1933 e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1957 Carlos Magno lança a sua primeira composição “Deus me Ouviu”, gravada pelo cantor Sacy, pela gravadora Odeon. Seguiu junto a carreira de cantor atuando em quase todas as emissoras do Rio de Janeiro e, em 1959, transferiu-se para São Paulo. Orientado pelo cantor e amigo Noite Ilustrada, Magno passou a ser atração das noites paulistanas, cantando e tocando em bares e boates. A partir de 1961, gravou como intérprete várias composições de sua autoria. Em 1975, foi convidado pela gravadora Marcus Pereira para fazer o LP “O Bom é o Juca”. Como compositor, tem mais de 50 músicas gravadas por intérpretes como Elza Soares, Jair Rodrigues, Noite Ilustrada, Benito di Paula, Hebe Camargo e outros grandes nomes da música popular brasileira. Em 1973, Magno passou a ser conhecido também como pintor de arte naïf, mostrando suas obras em diversos estados do Brasil, o que lhe possibilitou uma exposição individual na Galeria Líquen, em Assunção do Paraguai. Em 2006, lançou o seu primeiro livro de poemas, intitulado “Meu Mar de Sonhos”. E assim, aos 85 anos, Carlos Magno segue se expressando nos mais variados campos da arte.

Ficha Técnica | Show Terra
Nívea Magno - Voz
Arthus Fochi - Violão
Arruda Flow - Percussão
Luizinho Alves - Baixo
Carlos Magno - Artista Convidado
Direção Musical: Arthus Fochi e Rafael Lorga
Direção de Movimento: Rafaela AmoDeo
Direção Artística: Bernardo Lorga
Produção: Ana Luzia e Maria Paula

SERVIÇO:
Nívea Magno: “Terra”
Data: 25/05/2018 (sexta-feira)
Horário: 20h30
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro/RJ
Linguagem: Música
Ingressos: R$50 (inteira), R$25 (meia) - à venda no local
Capacidade: 130 pessoas
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Mais informações com a produção:
Ana Luzia: aluziachaves@gmail.com / (21) 96977-9165

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários