ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6 de fevereiro de 2018

Universidades italianas oferecem programas de bolsas de estudo internacionais


Há oportunidades na graduação e na pós-graduação. Interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição

Mais de 130 cursos de pós-graduação e MBA são oferecidos por 24 universidades no programa Invest Your Talent in Italy. As áreas de grande interesse dos brasileiros devido ao alto nível de reconhecimento internacional abrangem Engenharia/Altas Tecnologias, Design/Arquitetura e Economia/Administração, além de Direito, Moda, Medicina etc. Candidatos interessados devem fazer a inscrição até 28 de fevereiro de 2018 (Confira abaixo os links dos programas).

E para alegria daqueles que adoram “a terra da bota”, as oportunidades de estudo não param por aí e se estendem também para graduação. Individual ou coletivamente, as universidades italianas buscam talentos que possam ingressar e frequentar seus cursos. Um desses casos é a Universidade de Bologna, que promove novamente o UNIBO Azioni 1&2, com bolsa de estudos e isenção de taxas para estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação. A inscrição para cursos de pós-graduação é até 30 de março; ou para graduação ou pós-graduação com ciclo único, até 30 de abril.

O diretor do setor escolar do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Augusto Bellon, orienta os interessados em bolsas de estudos nas universidades italianas a consultar a página do Facebook e o site do Consulado, ou os sites das universidades. “Ao procurar determinada bolsa, é importante verificar com atenção o edital e os pré-requisitos para a candidatura. Isso possibilita ao interessado que se programe e planeje detalhadamente seu aperfeiçoamento acadêmico no exterior. Afinal, é um investimento pessoal e financeiro”, ressalta.

Experiência

Ter a chance de estudar no exterior, ter novas experiências, conhecimentos e criar o próprio diferencial profissional para o mercado é o sonho de muitos brasileiros. Giancarlo D’Anello, de São Paulo, é um exemplo. Ele acaba de ingressar no mestrado em italianística, na Universidade de Bologna. “Poder estudar no país é ter a oportunidade de conhecer um dos sistemas universitários de maior prestígio do mundo, além de ter a honra de cursar a universidade mais antiga do Ocidente”, celebra o estudante.

Em alguns casos, as universidades podem contar com mais de um programa de bolsas, como a de Bolonha, que ainda disponibiliza o consórcio universitário ICON (Italian Culture on the Net). Para quem não tem a chance de se ausentar do próprio país, o ICON oferece 35 bolsas de estudo aos que não moram na Itália, para cursar o primeiro ano de graduação em Língua Italiana online. As inscrições para esta modalidade vão até 26 de fevereiro.

Recursos financeiros

Fausto Longo, que assumiu uma cadeira no Parlamento Italiano na XVII Legislatura (2013-2018), após ser eleito pelos italianos na América do Sul para representá-los, destaca a importância de direcionar verbas governamentais para estimular oferta de bolsas de estudos para estrangeiros que queiram aperfeiçoar-se na Itália. “Um grande viés de atuação do Parlamento Italiano é propor e aprovar alternativas que estimulem a desburocratização, por exemplo, na validação de diplomas estrangeiros”, explica Longo, que é membro da Comissão para as Questões dos Italianos residentes no Exterior.

Outra característica da Itália é ter bolsas destinadas pelos seus estados (regiões), por meio das universidades locais, a imigrados e descendentes daquela região. Longo, que durante seu mandato teve contato com os governos estaduais italianos e com as associações de imigrantes na América do Sul, sugere para aqueles que possuem ascendência italiana que busquem conhecer a própria origem e se integrem às associações regionais. “Nesses locais, muitas vezes, também se encontram grandes oportunidades para formação e intercâmbio cultural”, revela.

Mais detalhes sobre os programas citados podem ser encontrados na internet. (Confira abaixo os links de cada um deles)

http://www.postgradinitaly.esteri.it/postgradinitaly/en

http://www.unibo.it/en/services-and-opportunities/study-grants-and-subsidies/unibo-actions-1-2-study-grants-and-tuition-fee-waivers-for-international-students/Unibo-actions-1-and--2-study-grants-and-tuition-fee-waivers-for-international-students

http://www.italicon.education/it/news/il-corso-di-laurea-icon-apre-le-iscrizioni-al-semestre-marzo-2018
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis