Lançamento da obra de Poesia "RAIO DE LUZ" de LUÍS QUITUMBA - Luanda 06/03

DO TEXTO:

Divulgação de Jovens Escritores
Publicação de Primeira Obra Literária

RAIO DE LUZ
de
LUÍS QUITUMBA
(O Poeta  KAYATA)

Apresentação: ÂNGELO REIS – O Poeta dos Pés Descalços
Critica literária: FÁTIMA FERNANDES

No dia 06 de Março de 2018 (3ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO  CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50),  será lançada a obra de poesia RAIO DE LUZ  da autoria de LUÍS QUITUMBA.  O lançamento ocorre no quadro da  “Divulgação de Jovens Escritores – Publicação de Primeira Obra Literária”, criada pelo Camões/Centro Cultural Português para dar oportunidade a  jovens autores  de se darem a conhecer e  darem conhecer ao público a sua primeira obra literária.       

SOBRE A OBRA

RAIO DE LUZ reune 60 Poemas escritos  por LUÍS QUITUMBA ou Poeta KAYATA, que evocam e cantam o Amor e Paixão. Uma exaltação exacerbada do Amor, que tem como única fonte de inspiração a figura concreta da mulher amada, companheira de vida, Denise Quitumba, a quem chama “raio de luz”, dando, assim, título à obra. Numa torrente obsessiva, LUÍS QUITUMBA  vai desfiando em poesia todas as facetas, vertentes e dimensões possíveis e imaginárias  do  amor,  que assume como centro de gravidade de toda a sua existência.

 “Mulher Imponente”

“És uma mulher imponente/ olhar para ti sem âncoras que possam prender/ causa um abanão na estrutura/ de qualquer ser humano navegante de amor/Mas para quem conhece a entrada do teu coração/Logo se encanta para a eternidade/ao sabor do vento que preenche a vela do velejador/És inolvidável.”

Para Ângelo Reis – “O Poeta dos Pés Descalços”, que fez o Prefácio da obra,  “o autor  dedica totalmente esta  obra  à sua amada, porque, realça enfatizando, que “só um grande amor nos liberta (…) É tanta a astúcia literária desse jovem e o seu saber linguístico, tão cheio de audácia poética, que ele traz à tona na sua bagagem três conceitos específicos: encanto, paixão e amor (…)”.

Segundo o autor “Raio de Luz” constitui a personificação  dos sentimentos mais nobres de um homem apaixonado que, ao chegarem ao apogeu do seu ser, caem em forma de chuva de palavras de alento, carinho, amor, e saudade, homenageando a sua musa inspiradora no dia a dia”.

SOBRE O AUTOR

Luís Nogueira Morais Quitumba nasceu em Malange em finais da década 70. Desde cedo, viu despertar em si uma consciência nacionalista e patriótica. A religião, a literatura e a paixão pela cultura, o respeito pelas tradições e os rituais da sua  terra  natal fizeram parte do processo formativo da sua personalidade.

A literatura de cariz religioso despertou a sua atenção muito cedo,  alimentando-lhe o sonho de vir a ser padre da Ordem de São Francisco de Assis. Nos Irmãos Maristas de Cristo Rei, em Luanda, mergulhou na Filosofia de forma profunda e apaixonou-se pelas correntes filosóficas da Grécia Antiga. Sentiu-se sempre motivado e atraído pela escrita angolana, inspirando em particular  nos escritos de Uanhenga Xitu. 

Amante da natureza, adora o paisagismo. Aventureiro exímio, já fez mergulhos com tubarões e realizou voos em balão de ar quente, alimentou leões e esteve perto dos  répteis mais  venenosos de África.

Profissional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, vê na  escrita uma forma de celebrar o amor, a paz, e o respeito pelo próximo.

É amante do conhecimento e  gosta de partilhar ideias e experiências com diferentes gerações. 

“Raio de Luz”  é a sua primeira obra publicada. Tem no prelo mais  duas obras “Amor de VII Séculos” e “Bromélia Rosa”

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários