Saiba diferenciar letra feia de Disgrafia

DO TEXTO:

Antes dos computadores e tablets, era comum os pais darem um caderno de caligrafia para as crianças, que passavam horas treinando para ter a letra bonita. Por conta do uso constante do teclado, os pequenos perdem cada vez mais a habilidade de escrever. No entanto, a família deve estar atenta às letras dos filhos em idade escolar, pois ter a letra feia pode ser mais do que preguiça de escrever. Pode ser disgrafia.

A disgrafia é um Transtorno de Aprendizagem de origem neurobiológica que afeta 2 a 3 % da população. Segundo a psicopedagoga da NeuroSaber Luciana Brites, esse problema pode vir sozinho ou acompanhado por outros transtornos de aprendizagem como, por exemplo, dislexia, Transtorno não verbal, além de outros neuro-comportamentais, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a especialista, uma das caraterísticas da disgrafia é dificuldade crônica e persistente na habilidade motora e espacial da escrita, levando a uma expressão gráfica inadequada e deficitária. “Outro fator é a dor ou incômodo frequente para escrever, pressão excessiva no lápis e no papel, troca constante de letra ora cursiva, ora bastão. ”

- A diferença de letra feia e disgrafia é que a primeira vai melhorando com a idade e com as intervenções, ou quando se pede para escrever com calma, a ponto de um dia a escrita se tornar caligráfica, ou seja, perfeita. Já a disgrafia expressa uma grafia sempre ruim e alterada e que gera um constante desprazer e incômodo em quem escreve -  mesmo atingindo a idade prevista para escrever adequadamente.

A psicopedagoga diz que para ajudar a desenvolver a habilidade do aluno e melhorar o desenvolvimento escolar é importante um bom trabalho de esquema corporal, onde se percebe as partes do corpo, braços para chegar até as mãos. Outra dica é ligada a atividades de fortalecimento das mãos e dos dedos. Ela aconselha o uso de massinha, por poder trabalhar com a mão inteira. “É possível amassar o material com alguns dedos, fazer objetos e formas desenvolvendo habilidades do aluno”.

- Pintura com tintas, por exemplo, também é interessante. Pode-se fazer atividades com giz de cera, pintura com guache utilizando os dedos, pincel e esponja. O bom é que essas atividades podem ser feitas no papel na horizontal (em cima da mesa ou no chão) como na vertical colando o papel na parede e pedindo para as crianças desenharem ou pintarem – reforça.

Luciana também ressalta a importância da utilização de brinquedos de montar, como, por exemplo, Lego, quebra-cabeças e encaixes. Ela observa também que as atividades de percepção visual também devem ser feitas com os pequenos.

- Muitas pessoas não sabem, mas o que guia a mão é o olho, por isso invista em atividades como o jogo dos sete erros, ligue os pontos, brincadeiras com bolhas de sabão, bolas onde a criança tem que acompanhar o movimento das coisas e pegar com a mão - explica.


Brites comenta que o tratamento deve ser multidisciplinar e acompanhado por especialistas como médico neuropediatra, psiquiatra infantil, psicomotricista, Terapeuta ocupacional, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos. “ Em alguns casos é necessária a medicação quando, por exemplo, existem comorbidades com o TDAH”.

Para a profissional, é fundamental para o tratamento dos pequenos que os pais e professores possam buscar conhecer melhor o Transtorno. Outra dica é nunca comparar a criança com outras. “Nunca compare seu filho ou aluno com ninguém só o compare com ele mesmo, como quando ele não conseguia e conseguiu algo”.

- Reconheça todo e qualquer esforço, proponha atividades com mínimas possibilidades de errar, e converse sempre com ele sobre suas dificuldades e como podem juntos melhora-las - conclui.

Sobre Luciana Brites:
Uma das fundadoras da Neuro Saber, Luciana Brites é Pedagoga especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unifil Londrina. Também é especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação Ispe – Gae São Paulo, além de coordenadora do Núcleo Abenepi em Londrina.

Sobre a Neuro Saber (www.neurosaber.com.br)
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários