Dia 1 - Roda de Samba Pedra do Sal comemora '10 Anos' no Teatro Rival Petrobras

DO TEXTO:

01/09 (sexta-feira) Roda de Samba Pedra do Sal ‘10 Anos’

A Pedra do Sal é um monumento negro, histórico e religioso da cidade do Rio de Janeiro, localizado no bairro da Saúde.

Tombada desde 1984, com presença do Professor Joel Rufino, Benedita, Gilberto Gil, Brizola e outros, a Pedra do Sal é a marca maior do povo do Curuzu - liberdade na Gamboa carioca.

É lá que o sangue escravo, gravado na rocha; o sal a secar na Pedra silenciosa; as oferendas de Seu João de Alabá e, o grande mercado de escravos, nos estimulam a resistir lutando, cantando e resgatando a nossa ancestralidade mais direta.

Por isso, afirma-se: Vale à pena conferir e testemunhar as memoráveis e eternas tardes-noites, de cada segunda feira, na sagrada Pedra do Sal!

Diante de todo esse contexto mítico da Pedra do Sal e do Morro da Conceição, criou-se a Roda de Samba da Pedra do Sal.

A partir daí, conseguiu-se congregar outros amigos músicos, interessados em abraçar tão grandiosa missão, tanto na concepção, quanto no desenvolvimento de eventos culturais de essência popular.

Nesse sentido, a própria natureza do lugar “conduziu” a que se formasse ali, uma roda de samba aos moldes das mais originais, como ocorria no passado daquele ”mágico” lugar.

Sempre juntos e, em meio a certas adversidades pontuais, cria-se a partir de uma ideia inicial, um samba autêntico e despretensioso, a RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL - composta por:Juninho Travassos (Cavaquinho); Peterson (pandeiro), Junior Cartola (Violão de sete cordas); Rogerinho (Cavaquinho); PC (Tantan);  Walmir (Cuíca) e Wando (Surdo).

Na Pedra do Sal, nas tardes-noites de SEGUNDA FEIRA, é onde - há dez anos - a alegria se faz presente em energia vital à alma, escorrida em musicalidade, danças folclóricas, exibição de filmes, além de outros “elos” culturais que ali se manifestam.

Dessa união com o mais genuíno samba brasileiro, tem sido possível recriar a interação maravilhosa e deveras respeitada, por todos que ali comparecem em, “Feitio de Oração”.

Com diversas teses de mestrado no Brasil e no exterior, dois shows no teatro Rival Petrobras, premiada como a melhor roda de samba em espaço público do Brasil (Troféu Edson Carneiro) pelo Portal do carnaval UNIRIO e Prefeitura do Rio de Janeiro, contemplada como o projeto de revitalização de ações culturais imateriais na zona portuária pela CDURP.

Enfim, a sede por uma cultura mais ligada as tradições ancestrais e a necessidade ímpar de resistir aos modismos de plantão, faz da Roda de Samba da Pedra do Sal um fenômeno (não só de público, mas, de concepções e ideais).  

É bom enlevar que, lá não há pretensões de disputas ou soluços de vaidades, mas, um desejo renitente de que a RODA DE SAMBA não se curve jamais a ser, “somente”, mais um sambinha de rua na cidade.

Transmitimos intensamente em nossos eventos, o que realmente estamos sentindo na emoção da coletividade, dos objetivos alcançados, nos conhecimentos produzidos - recriados, nas ações sociais e, principalmente, na função de manter acesa a chama de nossa cultura mais efetiva.

Assim, nas asas de Olorúm, conseguimos levar nossa mensagem, a várias casas de espetáculos do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil - apresentando no repertório, um universo de preciosidades produzidas pela nossa mais rica “brasilidade”.

SERVIÇO: 
01/09 (sexta-feira) Roda de Samba Pedra do Sal ‘10 Anos’
Teatro Rival Petrobras
Rua Álvaro Alvim, 33/37 - Centro/Cinelândia - Rio de Janeiro - (21) 2240-9796
Horário: 20h.
Preços: R$ 60/30
Capacidade: 400 pessoas
Censura: 18 anos
Bilheteria (novo horário!): terça à sexta das 13h às 21h; sábados e feriados das 16h às 22h.

http://www.rivalpetrobras.com.br/
https://www.facebook.com/teatro.rival/
Instagram: @teatro.rival
Twitter: @teatro_rival 

VENDA DE INGRESSOS ONLINE: www.eventim.com.br (com cobrança de taxa de conveniência)
Aceitamos cartões de crédito e débito.
Abertura da casa: 1h antes do show


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários