Cegueira e Alzheimer são temas de curtas-metragens que estreiam no SescTV

DO TEXTO:

Os filmes integram a série Diferente Como Todo Mundo e serão exibidos no dia 10/8, quinta, a partir das 21h

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Com o título 49.82”, que é o recorde mundial do velocista cego Daniel Mendes da Silva, o documentário (14’, 2015), dirigido por  Alex Nicolau, Renata Battistoni e Bianca Lee, aborda o atleta brasileiro no esporte e na vida pessoal, no dia 10/8, quinta, às 21h, no SescTV. Na sequência, o filme autobiográfico Curta Memória (9’, 2016), dirigido por Arthur B. Senra, homenageia a avó do diretor, com Alzheimer (assista também em sesctv.org.br/avivo). As produções fazem parte da série Diferente Como Todo Mundo, sobre deficientes físicos ou mentais, que estreou em julho no canal, com curadoria de Zita Carvalhosa.

Na produção 49.82’’, cenas da vitória de Daniel no esporte ilustram seu comentário sobre o acidente que sofreu quando tinha 23 anos, que o deixou cego. Na época, estudava com Tânia Volkers, uma cadeirante que teve poliomielite aos sete meses de idade e veio a se tornar sua esposa. “Nós nos conhecemos em uma sala de cursinho pré-vestibular”, diz o velocista. Com uma união que já soma 10 anos, eles falam sobre como lidam com suas diferenças e com a rotina da casa. Viagens, passeios e ciúmes também são temas comentados por eles.

No filme Curta Memória, o diretor Arthur B. Senra se apoia em imagens de arquivos pessoais, de diferentes épocas, com registros de sua família e paisagens, para lembrar acontecimentos esquecidos por sua avó Luiza Gomes do Nascimento. Alguns vídeos foram danificados pelo tempo, assim como a memória de Luiza.

Sobre Diferente Como Todo Mundo:

É uma série inédita na televisão, que retrata personagens com deficiências físicas e mentais, sendo protagonistas de suas próprias histórias. Os filmes apresentados participaram, em épocas distintas, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – fundado por Zita Carvalhosa, em 1989, com correalização do Sesc desde 1996. O recorte é exibido com exclusividade pelo canal e conta com 20 produções brasileiras. A série surgiu a partir de programa de mesmo nome, que integrou a 27ª edição do festival, em 2016, em parceria com o Festival Internacional do Filme, em Cannes, na França.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Série:
Diferente Como Todo Mundo
Curadoria: Zita Carvalhosa

Curtas:
49.82”  (14’, 2015)
Direção: Alex Nicolau, Renata Battistoni e Bianca Lee
Curta Memória (9’, 2016)
Direção: Arthur B. Senra

Estreia: 10/8, quinta a partir das 21h
Reapresentações: 12/8, sábado, às 20h; 13/8, domingo, às 6h30 e às 13h30; 14/8, segunda, às 22h; 15/8, terça, às 15h30; e 16/8, quarta, às 6h30.
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários