Uma visão holística sobre a vida e obra de VITEIX, dia 10/5 no Camões/CCP

DO TEXTO:


PALESTRA
UMA VISÃO HOLÍSTICA SOBRE A VIDA E OBRA DE VITEIX

por
Francisco Van-Dúnem “Van”
Prelector
Jerónimo Belo

 
Armindo Guimarães
Portal Splish Splash

No dia 10 de Maio de 2017 (4ª feira), pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), o Artista Plástico, Mestre FRANCISCO VAN-DÚNEM “Van” vai proferir uma Palestra subordinada ao Tema UMA VISÃO HOLÍSTICA SOBRE A VIDA E OBRA DE VITEIX, com prelecção de Jerónimo Belo.

Van vai evocar a vida e a obra de um nome maior das artes plásticas angolanas do pós-independência. O seu trabalho e perfil, artístico, pessoal e humano, marcaram uma geração e continuam a influenciar, até hoje, muitos artistas. Van, que teve o privilégio de ser amigo, conviver e partilhar experiências com VITEX, nesta Palestra vai revisitar o seu percurso e legado. Citando as suas palavras “Apesar de nunca se falar de homem que viveu entre nós e muito se dedicou à causa artística, tenho a certeza que o seu nome ficará marcado na história das artes angolanas. Vítor Manuel Teixeira, ou apenas Viteix (nome artístico), foi alguém que esteve na origem das formulações da política da reestruturação orgânica do pelouro da cultura, da captação de recursos humanos qualificados para a área artística, da captação de bolsas de estudo para jovens em países estrangeiros, artista plástico e promotor cultural, principal impulsionador do associativismo e disseminador de núcleos de artes plásticas em Angola, no período que se seguiu à independência. Inexorável na organização, no método e na prática”.

Jerónimo Belo (Gégé Belo) na sua prelecção, vai dar o seu testemunho, como grande amigo, irmão e companheiro que foi de Viteix. Citando as suas palavras “(…)Essa tua visão antecipada das coisas, esse carácter mágico da tua obra, continuam a perseguir o olhar e a transformar as tuas telas, quadros, gravuras, numa referência de ontem, de amanhã e de sempre (…)”.

VITEIX
Pintor angolano, Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, nasceu em 1940, em Luanda e faleceu a 10 de Maio de 1993.
Estudou Artes Plásticas em Angola e Portugal, tendo ido depois para Paris, onde concluiu, em 1973, a Maîtrise em Artes Plásticas. Iniciou a sua carreia docente na Escola Industrial de Luanda e após a independência de Angola, o artista orientou o primeiro curso de instrutores de artes plásticas no “Barracão” e, entre 1976-77, foi o principal impulsionador para a criação da União Nacional dos Artístas Plásticos (UNAP).
Em 1983, doutorou-se em Artes Plásticas – Doutoramento do 3º Ciclo em Estética. Foi membro da Associação Internacional de Críticos de Arte.
Considerado um dos maiores artistas angolanos pós-independência, as suas obras estão representadas em vários países do mundo. A sua pintura expõe um universo de memórias em registos de cor e forma que possuem uma forte afirmação mitológica claramente africana.

FRANCISCO VAN-DÚNEM (Van)
Artista plástico, docente universitário e mestre em Educação Artística. Nome artístico, “Van”. Natural de Icolo e Bengo (Luanda). Estudos primários e secundários em Luanda. Curso Geral de Artes Visuais na ex-Escola Industrial de Luanda (1976). Membro Fundador da União Nacional de Artistas Plásticos (1977), da Escola Média de Artes Plásticas em Luanda (1989) e do Instituto Superior de Arte (2013). Expõe em Angola e no estrangeiro desde 1977. Autor de 23 exposições individuais e de mais de uma centena em participações colectivas em Angola e no estrangeiro. Autor de vários prémios nacionais e internacionais. Estudou arte em Cuba, Portugal e Reino Unido. Professor de desenho, gravura e pintura. Prémio Nacional de Cultura e Artes – Variante de Artes Plásticas (2008). De 2006 a 2013 exerceu o cargo de Director Nacional de Formação Artística – DINFA/MINCULT.
Actualmente é docente da cadeira de desenho artístico no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto e no Instituto Superior de Artes (ISART) de Luanda.

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. QUE BOM ENCONTRA-LOS, CONHECI UM POUCO MAIS DO VITEIX E DO VAN. SOU DO BRASIL E TENHO DUAS TELAS QUE PRECISO VENDER.
    UMA DO VITEIX E OUTRA DO MENDES RIBEIRO. SÃO BELAS OBRAS DE ARTE.
    SE PUDEREM DIVULGAR AGRADEÇO MUITO.
    MARILDE VIANA
    marildeviana@gmail,com


    ResponderEliminar