ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

12 de maio de 2017

SOS Mata Atlântica lança ação que atrela arte ao meio ambiente


Oficinas criativas serão realizadas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu (SP) 

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

  
A Fundação SOS Mata Atlântica inicia o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica - Oficinas Criativas, que introduz artes visuais, música e teatro nas atividades ambientais. Criadas em parceria com artistas, as oficinas buscam estimular as pessoas a reutilizar materiais para a produção de bonecos e instrumentos musicais.

A iniciativa será desenvolvida no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu (SP) e, em 2017, a ação foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Brasil Kirin.

“A principal ideia dessa ação é mostrar para os participantes que a arte pode ser uma aliada do meio ambiente e que, por meio dela, é possível desenvolver iniciativas mais sustentáveis”, disse Kelly de Marchi, educadora ambiental da SOS Mata Atlântica.

A expectativa do programa é receber 4 mil pessoas, principalmente estudantes da rede pública - ensinos fundamental, médio, técnico e superior - além de grupos interessados. Para participar, é necessário que grupos de 20 a 45 pessoas façam a inscrição gratuita no link https://goo.gl/forms/4Q1BeuXwOv6zovXz1, até o dia 15 de maio. As instituições selecionadas serão informadas por e-mail até o dia 17 de maio.

A fazenda que abrigará as oficinas possui também uma trilha na Mata Atlântica, uma maquete que explica a importância da mata ciliar e um centro de interpretação onde é possível saber mais sobre os animais que habitam o bioma e a sua localização.

Sobre Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin

Criado em 2007, o centro conta com engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. O viveiro tem capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, que são usadas em projetos na região e dentro da própria fazenda. Os projetos de restauração da ONG já foram responsáveis pelo plantio de mais de 36 milhões de mudas de árvores nativas – o equivalente à área de Recife. A recuperação da mata no local resultou em diversos benefícios, como duas nascentes que voltaram a verter água, somando-se às 17 já existentes, além do aumento de 140% no número de novas espécies de aves na antiga fazenda de café. Já o trabalho de sensibilização e educação ambiental envolve o público em geral nas questões ambientais por meio de atividades de visitação.

Sobre a SOS Mata Atlântica
 
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.
Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis