Singela homenagem ao Poeta-Trovador da Língua Portuguesa, Pedro Barroso

DO TEXTO: Homenagem ao Poeta-Trovador Pedro Barroso.



Por: Armindo Guimarães

Há muito que ando para escrever umas notas sobre Pedro Barroso, mas sempre tenho adiado pelo facto de me sentir incapaz de falar sobre tão importante figura no panorama poético-musical português. Eu, que nem uma nota musical sei distinguir...

Por isso, decidi fazer minhas as palavras de outros que com a devida vénia passo a transcrever:

“Chega a ser escandaloso o facto de não vermos mais na televisão e não ouvirmos mais na rádio a voz de Pedro Barroso. É um cantor notável. Quando canta parece que os pássaros e o vento se calam e as raízes rompem da terra...”
“Sussurros” TV Guia

“...em termos de música interpretação e voz não vejo sinceramente quem se compare a Pedro Barroso no actual momento de canção em Portugal”
Eduardo Rego, Rádio Renascença

“...a música de Pedro Barroso sobreviveu a modas e pressões. Consegue ser intelectual sem ser chato e popular sem ser populista. E continua a ser um colectivista solitário nos caminhos da canção em Portugal.”
Feliciana Ferreira, Diário de Notícias

“É um autor vigoroso, sensível e talentoso. Vida, expressão, arte, esperança, dignidade e honradez - a obra e o exemplo de Pedro Barroso são compostos de tudo isso, num universo de coerência que não há palavras que satisfaçam. Talvez este CD “sensualidade” seja o seu melhor disco de sempre.”
Armando Carvalheda, RDP Antena 1

“Parece um eremita retirado de tudo. Ao ouvi-lo temos a sensação de que canta para um mundo que não é de hoje. Há no seu trabalho um apelo a Portugal, à mulher, a valores tradicionais com que as pessoas já não parecem preocupar-se muito. É um nome incontornável da música portuguesa.”
Eduardo Leão Maia, Nova Gente

“Hoje por hoje, o nome de Pedro Barroso, quando se fala de qualidade e dignidade, surge sempre como um consenso nacional.”
Mª José Baião, RDP Antena

“O último trovador”
Título de 1ª página do Primeiro de Janeiro

“Um dos mais valiosos autores da música que se faz em Portugal. Este homem é um cavaleiro!”
Carlos Pinto Coelho, RTP

Para terminar, transcrevo links sobre Pedro Barroso, nos quais, além do site oficial, e de grupos de fãs, inclui ainda a sua Página Oficial no facebook, que, ao contrário de muitos artistas que delegam noutros a gestão da página, é o próprio Pedro Barroso que faz questão de estar diariamente com os seus admiradores falando de amigo para amigo, com crónicas interessantes, muitas delas com um subtil toque de humor, porque a rir se dizem coisas sérias.

Em especial para os meus amigos Brasileiros que ainda não tiveram a sorte de conhecer Pedro Barroso e de ouvir as suas músicas e poesias, convido-os a beberem um pouco daquele que como diria o Poeta dos Poetas, se vai da lei da morte libertando.


FACEBOOK

Pedro Barroso Oficial

Grupo de Seguidores

Grupo de Admiradores

Pedro Barroso-Maestro (Página de Apoio Não Oficial)

Pedro Barroso – Menina dos olhos d’água


POSTS RELACIONADOS:
9 Comentários

Comentários

  1. Linda homenagem, maninho! Ele merece!
    Essa música é linda! me emociono sempre que a ouço! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querido Armindo!
    Que bela homenagem ao nosso Poeta Trovador Pedro Barroso!
    É lindo o poema e a melodia desta canção, " Menina dos olhos d'água, e apresentada neste maravilhoso vídeo, só veio a nos encantar e emocionar ainda mais.
    Parabéns e obrigada por nos presentear com tamanha preciosidade.
    Tu és o Cara!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Foi uma óptima ideia, Armindo, ter colocado aqui as opiniões de vários meios de comunicação para falar dele!! É quase uma injustiça que lhe fazem, não falarem do vozeirão do Pedro nem de toda a sua obra única e inestimável!!
    Claro que gostei muito!!
    Aquele Beijo.... na testa!!!

    ResponderEliminar
  4. Raramente se ouve passar boa música portuguesa na nossa rádio,salvo raras excepções.E então na nossa Tv?nem é bom falar.Tenho dito.

    ResponderEliminar
  5. Reinaldo Ferreira Santos10 de março de 2020 às 10:49

    Obrigado pela merecida homenagem ao meu poeta, musico e cantor preferido. Esta canção é perfume para o meu ouvir e sentir. Enche-me a alma. Gosto imenso tambem da "Viva quem canta".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Reinaldo Santos, curiosamente os dois únicos vídeos que criei até hoje sobre o nosso Poeta-Trovador, foi Viva quem canta", há 10 anos, e este "Menina dos olhos d'Água" em 2017. Abraço.

      Eliminar
    2. Link do vídeo "Viva quem canta" https://www.youtube.com/watch?v=Nk7RsQGICYs

      Eliminar
  6. GRANDE POETA GRANDE MUSICO GRANDE VOZ LINDO!!!!!BEM HAJA PEDRO BARROSO! GRATA POR TODAS AS BELAS CANCOES QUE SEMPRE APRECIEI

    ResponderEliminar
  7. Um dos meus músicos poetas e canta autores preferidos!!!
    Rápidas melhoras junto o meu pequeno contributo de admiração.
    Lídia Frade

    ResponderEliminar