Projeto Roberto Carlos no Museu em Cachoeiro de Itapemirim

DO TEXTO: O Projeto teve o nome inspirado no cantor Roberto Carlos devido ao seu diversificado repertório, o qual, temáticas como Paz, Amor, Fé, Amizade, Preser
O Projeto Roberto Carlos, desenvolvido há seis anos na E. M. Profª Olívia Capranico, em Piracicaba, recebeu a Moção de Aplauso, reconhecimento da Câmara dos Vereadores de Piracicaba em 2013, decorrente da importância em ser trabalhado a Cultura da Paz e Não Violência, em um bairro com alto grau de violência, tendo crianças como agentes multiplicadores.


Por: Rosemeire Barbosa

O Projeto Roberto Carlos, desenvolvido há seis anos na E. M. Profª Olívia Capranico, em Piracicaba, recebeu a Moção de Aplauso, reconhecimento da Câmara dos Vereadores de Piracicaba em 2013, decorrente da importância em ser trabalhado a Cultura da Paz e Não Violência, em um bairro com alto grau de violência, tendo crianças como agentes multiplicadores.

RETROSPECTIVA

Todo projeto, ao ser idealizado, necessita ser norteado de acordo com os objetivos para o qual foi criado. Em uma rápida retrospectiva, esse trabalho teve início com uma homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos em um projeto de leitura desenvolvido na escola e devido à grande receptividade dos alunos e comunidade escolar, tornou-se um projeto com o intuito de semear a Paz na escola, no bairro e na cidade de Piracicaba. Durante o trajeto, além de possibilitar a comunicação oral e escrita, os alunos tiveram contato com conteúdos multidisciplinares que auxiliaram na formação humana.

Trabalhar em sala de aula pessoas que lutaram em favor das causas cíveis em busca de uma sociedade mais justa, exemplificado pelos pacifistas e pelo cantor Roberto Carlos, verdadeiros heróis e exemplos de vida, tornou-se uma atividade lúdica e prazerosa, pois era a aula mais esperada do dia e muito necessária por abordar assuntos da realidade, de forma mais amena.

INSPIRAÇÃO

O Projeto teve o nome inspirado no cantor Roberto Carlos devido ao seu diversificado repertório, o qual, temáticas como Paz, Amor, Fé, Amizade, Preservação e Conscientização, formam os pilares de sua sólida carreira de 57 anos, com mais de oitocentas composições próprias. Muito religioso, basta observar em sua discografia, a sua crença em Deus. Ele costuma se apresentar em diversas entrevistas como “um homem de fé, de muita fé e de muitas orações”. Em suas músicas, ele vê a necessidade de definir seu estado de espírito: “Em paz com a vida/E o que ela me traz/Na fé que me faz/Otimista demais”. É um cantor que ao olhar o céu, se lembra da presença física de Deus, o que alegra e conforta a ele e a seu público. Peculiar no conjunto de obra desse artista, a religiosidade aparece de forma recorrente nas canções: Jesus Cristo, Fé, Aleluia, Menino Jesus, Jesus Salvador, Águia Dourada; sendo esta última, de temática ecológica, onde a Águia Dourada voa próxima de Deus, para que os homens aprendam a cuidar da natureza. Outra imagem peculiar à obra do artista é a “luz”. Para RC, a luz pode ser o caminho que as pessoas devam seguir, encontradas nas mensagens das músicas: Todos Estão Surdos, A Montanha, Ele Está Pra Chegar. Em A Montanha, amostra exemplar das características básicas das músicas religiosas, sugere a ideia de caminhada e representa a gratidão dos homens; foi a música preferida da maioria dos alunos. Deus também é mencionado nas canções: Guerra dos Meninos, Fim de Semana, Aleluia e nas canções explicitamente religiosas como Nossa Senhora, Só Você, O Ano Passado.

VALORES HUMANOS

Com atividades teóricas e práticas nas sequências didáticas do Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz, a construção de valores humanos através da reflexão das letras das músicas, auxiliaram a terem comportamento e atitudes harmoniosas, dentro e fora da escola. As mensagens das músicas, mesmo para as crianças, são de fácil entendimento por ter uma linguagem clara e objetiva, mesmo sendo utilizadas na fase inicial da escolaridade. Quanto a utilizar músicas que promovam a religiosidade, devemos lembrar que Jesus Cristo foi o único Pacificador de todos os tempos. Um exemplo de vida. A escola é laica, ou seja, o lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas. Crianças de seis e sete anos iniciando no ensino fundamental, estão começando a interagir com outras crianças e é um mundo novo que se inicia fora da casa e da família, resultando em conflito de opiniões e comportamentos. Nessa linha de pensamento, o cantor Roberto Carlos foi escolhido como estudo biográfico e discográfico devido ao fator humano do cidadão e do poeta, compositor de músicas que transmitem mensagens que independem da doutrina escolhida como religião.

PRÁTICAS EDUCATIVAS

Incluir em minha prática educativa as músicas do cantor Roberto Carlos justamente pela apreciação que tenho há anos com influência de minha mãe, foi extremamente prazeroso. Quanto aos alunos, o projeto só se estendeu por tanto tempo, devido ao interesse deles em trabalhar o projeto, o qual nunca foi imposto. Fora da escola, as músicas de Roberto Carlos passaram a ser mais ouvidas pelos familiares, que se interessaram em aprender com as crianças, os conteúdos trabalhados no projeto.

Inúmeros são os cantores e poetas existentes, mas poucos com composições que retratem os problemas da atualidade, seja em canções de amor, de conscientização ou de religiosidade. Como não ouvir a música “A Montanha” e não se emocionar com essa prece. Cantar “Jesus Cristo” e sentir que tem uma relação de proximidade e proteção...ou simplesmente cantar “ Eu quero Apenas”, o hino da amizade entre as pessoas e pensar na construção de um mundo melhor...

Ser a idealizadora desse Projeto pela Paz, trouxe uma grande transformação em minha vida, por eu ter sido um instrumento de Deus para levar um pouco de paz para as pessoas daquela comunidade carente e por ser um instrumento de transformação social educacional onde conteúdos científicos e humanos foram semeados.

FUNÇÃO SOCIAL/PRODUTO FINAL

Todo projeto, tem uma função social ou um produto final, o Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz, deixou sua passagem na história das pessoas, seja nas mais de trezentas crianças que participaram nesses seis anos, seja na comunidade escolar e do bairro Mário Dedini que acompanharam e fizeram parte desse trabalho nesses seis anos.

O trabalho do cantor Roberto Carlos será perpetuado na eternidade devido a sua importância na cultura nacional e internacional e o Projeto Roberto Carlos obteve o reconhecimento educacional didático como o primeiro projeto de paz desenvolvido com crianças da rede pública de ensino através das músicas do cantor Roberto Carlos. Infelizmente não houve contato entre o cantor e as crianças até o momento, mas como incentivo a outros profissionais que queiram utilizar essa ideia em sua prática educativa, compartilhamos um pouco do nosso trabalho.



MOÇÃO DE APLAUSO NO MUSEU DE ROBERTO CARLOS EM CACHOEIRO

Em setembro de 2015, encaminhamos ao Museu Roberto Carlos, em Cachoeiro do Itapemirim a Moção de Aplauso, com o intuito da mesma compor parte da extensa coleção de objetos expostos em reconhecimento ao nosso cantor inspirador. Agradeço em especial à Maria Teresinha Polonini, residente em Cachoeiro de Itapemirim, a qual levou pessoalmente a Moção de Aplauso no Museu Roberto Carlos e documentou através de foto, a entrega para uma das funcionárias.

Agradeço a todos que sempre incentivaram meu trabalho, em especial ao padrinho do projeto, Armindo Guimarães, que graças a esse incentivo que fez toda diferença, conseguimos ser um agente de transformação social e atingir os objetivos propostos norteados no desenvolvimento desse projeto.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários